A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa juntamente com a Academia de Polícia Militar Costa Verde realizaram nesta quarta-feira (23) a solenidade de formatura do Curso de Pós-Graduação “lato sensu” – Especialização em Política estratégica e Desenvolvimento Regional aplicado a Segurança Pública – Curso Superior de Polícia com ênfase em Estudo de Comando e Estado Maior (CSP/ECEM 2020/2021).

O objetivo do curso é atualizar, capacitar e ampliar os conhecimentos dos oficiais superiores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares e da Polícia Judiciária Civil para exercerem o comando e chefia de Estado Maior, proporcionando conhecimentos temáticos e assuntos importantes de discussão atual da segurança pública nível regional e nacional.

O curso está em sua sétima edição teve início em 03 de agosto de 2020, sendo formados 72 (setenta e dois) profissionais de segurança pública, sendo 66 (sessenta e seis) Tenentes-Coronéis da PMMT, 01 (uma) Tenente-Coronel do CBMMT e 05 (cinco) delegados da PJCMT, os quais cumpriram uma carga horária de 420 horas-aula, somando todas as edições já formaram 343 (trezentos e quarenta e três) profissionais de segurança pública. Com o legado de 35 (trinta e cinco) artigos científicos defendidos pelos discentes estão analisados, e assim aceitos, deverão ser publicados na Revista Cientifica Homens do Mato patrocinado pela Academia de Polícia Militar Costa Verde APMCV-PMMT e Centro de Desenvolvimento de Pesquisa CDP-PMMT.

Participaram da solenidade de encerramento do curso, o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, Comandante-geral da PMMT Cel PM, Jonildo José de Assis, representante do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Judiciária Civil, Comandante-geral adjunto, Cel PM Daniel Lipi Alvarenga, subchefe do Estado Maior, Cel PM Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, secretário-chefe da Casa Militar, Cel PM César Augusto de Camargo Roveri, além de coronéis comandantes regionais e dos Poderes do Estado.

Na oportunidade, o secretário da Casa Civil, patrono da turma, destacou a importância do curso para o Estado. “Ele visa garantir políticas de segurança pública e na melhoria da prestação da qualidade de serviço ao cidadão mato-grossense”, disse Carvalho.

Já o comandante-geral da PMMT em seu discurso, relatou que no contexto geral, o curso é um dos trabalhos que está sendo realizado pelo Comando-geral, e que existem várias linhas de trabalho para melhoria da qualificação, das condições de trabalho policial e de segurança. “Projetos atendidos pelo Estado em virtude da sensibilidade de viabilizar investimentos necessários à PMMT, além da capacitação dos oficiais e delegados habilita-se para progressão ao último degrau na carreira profissional que assumem funções na gestão administrativa e de decisão dentro dos diversos níveis estratégicos das instituições militares e de segurança pública”, pontuou Cel Assis,

A equipe da diretoria da DEIP orientou no planejamento administrativo, pedagógico entre professores e alunos, discussões das inovações em gestão de segurança pública, o foco do processo decisório e capacidade de pensar e desenvolver a Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil. “O curso possibilitou em qualificar todos os membros da segurança pública nos grandes desafios de proporcionar qualidade de vida e segurança ao cidadão. A publicação dos trabalhos científicos vai dar conhecimento público e notoriedade para uma arguição com enfoque na segurança pública, em resoluções de problemas enfrentados pelos órgãos de Segurança pública”, afirmou o diretor da DEIP, Cel PM André Avelino de Figueiredo Neto.

Na solenidade ainda, o diretor-adjunto da DEIP, Tenente-Coronel PM André William Dorileo, reforçou que quando estava na função de Diretor da DEIP em substituição legal, o curso do CSP foi interrompido em função da pandemia, e que realizou gestão junto à Secretaria de Segurança Pública, para a sua retomada na modalidade telepresencial, sendo então homologado conforme Diretriz n. 001/DEIP/PMMT/2020, de 07 de do Julho de 2020, enquanto perdurasse a pandemia da Covid19, uma inovação instrucional. Ele também salientou que “hoje temos mais um saldo positivo, pois em várias ações do ensino policial militar obtivemos excelentes resultados tanto na formação como na qualificação profissional, perfazendo à DEIP  uma referência no sistema de segurança pública estadual”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para o comandante da Academia de Policia Militar Costa Verde, Tenente-Coronel Almir de França Ferraz, a formação e a qualificação continuada do policial é uma das prioridades da gestão, para garantir ações eficazes de segurança pública, seja salvando vidas, auxiliando a população na garantia de seus direitos fundamentais. “A qualificação desses gestores desperta e desempenham funções de gestão de pessoas e pública, orçamentária, financeira, planejamento estratégico com o fator predominante dentro do rol desse curso de proporcionar um novo olhar e pensar na Polícia Militar de forma sistêmica e integrativa para que possa otimizar os recursos e inovar nos processos de segurança pública”.

A solenidade aconteceu no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, com transmissão on-line para todo Estado, atendendo protocolos de biossegurança estabelecidos nos órgãos públicos.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)