PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE SAÚDE DA SAÚDE DA FAMÍLIA PODERÁ SER IMPLANTADA REDE DE SAÚDE BÁSICA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS POR INTERMÉDIO DO VEREADOR DR JOSÉ FELIPE

O vereador Dr. José Felipe Horta tem muito que comemorar. Isso porque, um dos seus carros chefes de campanha, era contribuir para melhorar a qualidade do atendimento da rede básica de saúde do município, se concretizará com o projeto do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC).

Amanhã (17) será votado na câmara dos vereadores o projeto de implantação no município, após a intermediação do parlamentar. Inicialmente, foi procurado pela coordenação do curso de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), como não houve interesse ao projeto pelo secretário de saúde, início de fevereiro , estavam procurando outros municípios vizinhos para sua implantação, interviu rapidamente após tomar conhecimento do projeto e sua possível implantação fora do município, agendou uma reunião com o próprio prefeito, dia 17 de fevereiro deste ano, entre a comissão da faculdade Federal de Rondonópolis (UFR) e o prefeito José Carlos do Pátio, onde o prefeito entendeu a importância do projeto para qualificação e fixação de médicos em nossa cidade, e prontamente mostrou interesse na parceria. Entre diversas reuniões, com o atual secretário de saúde Vinicius Amoroso e Secretário Adjunto Dr. Hélio Garcia, o projeto foi alinhado e adaptado entre as partes, e deve ser votado nesta quarta-feira (16), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

O principal objetivo do programa é a formação de excelência para residentes (médico clínico geral sem especialidade ou recém formado) capazes de manejar as condições de saúde prevalentes da população, em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva, qualificada e humanizada. A formação dos residentes , primeiro ano teremos 4 “R1” e no segundo ano 4 “R1 “e 4”R2”, totalizando 8 médicos especialistas em PSF a cada 02 anos, vai se desenvolver prioritariamente em Unidade Básica de Saúde, coordenada pela parceria entre a UFR e Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, ou seja, acontece principalmente em estágios na Estratégia Saúde da Família.

“Assim que assumi a legislatura como vereador, fiz uma constatação , através de requerimento e visitas , que nossa saúde básica estava em crise , baixa resolutividade e qualidade, principalmente pelo déficit grande de médicos na rede básica de saúde, pela dificuldade em contratação e fixação do médico em nossa cidade, apesar de estarmos formando anualmente , 40 médicos pela UFR.

Hoje, os médicos formados na UFR que queiram se qualificar, buscam a residência médica fora do nosso município e ou fora do Estado de Mato Grosso. Desta forma, vejo que o projeto vem de encontro à necessidade da população e, além de estarmos resolvendo o problema, teremos médicos com perfis para a saúde da família e resolutivo, consequentemente melhorando a qualidade do atendimento e satisfação do usuário, que é o principal objetivo. Não podia deixar A Residência da Saúde da Família ser implantado em outro município, fico agradecido pela concretização da parceria entre UFR e o município, o Prefeito estará plantando uma semente que trará vários frutos de conhecimento e qualidade na saúde, e eu fui parte decisiva neste projeto”, conclui o vereador Dr. José Felipe.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta