Para os pequenos negócios, o segredo é saber escolher os ambientes corretos para marcar presença Atrair e cultivar novos clientes é o objetivo de quase todo empreendedor iniciante. Considerando os hábitos de consumo dos consumidores atuais, o ambiente virtual tem uma importância fundamental nesse contexto. Afinal, 70% da população brasileira já tem acesso à internet, segundo uma pesquisa da TIC Domicílios. E 53% desses usuários passam mais de seis horas por dia conectados, conforme apontado pela empresa de segurança online ESET. Diante disso, investir em marketing digital deixa de ser uma opção extra e se torna uma obrigação. O que não faltam são alternativas de plataformas para se estar presente: Instagram, Facebook, Youtube, blogs próprios, entre muitos outros. Diante de tantas opções, o desafio dos empreendedores é construir uma estratégia que seja adequada para o negócio. Segundo a coordenadora da pós-graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Newton Paiva , Paula Bento, um erro comum de muitos empreendedores ao investirem pela primeira vez no ambiente digital é acharem que precisam ser onipresentes. “Ter perfis em todas as redes sem oferecer um conteúdo de qualidade ou estabelecer um diálogo efetivo com o cliente pode acabar sendo prejudicial para o negócio”, orienta. Para ilustrar sua tese, a especialista cita o exemplo do Whatsapp que, segundo ela, passou a ser muito utilizado durante a pandemia. “Muitos negócios disponibilizam um número para contato, mas chegam a demorar um dia inteiro para responder as mensagens em um aplicativo que tem dinamismo e a prontidão como principais atrativos. Essa tentativa de se aproximar do cliente pode acabar tendo efeito contrário, resultando em uma experiência negativa”, explica ela. Ao se fazer presente em um determinado ambiente digital, o empreendedor se dispõe a conquistar a atenção de um consumidor cada vez mais exigente. Muitas vezes, disputa espaço com uma organização grande, disposta a fazer investimentos significativos em marketing digital. Diante dessa concorrência assimétrica, é preciso ter maturidade e planejamento para usar as redes de forma estratégica. Se não é preciso estar em todas, como saber quais as redes mais adequadas para um determinado negócio? Para responder a essa pergunta, Paula recorre à tradicional máxima do marketing de que a marca deve estar onde o cliente estiver. “É preciso conhecer bem o consumidor. O primeiro passo é reunir o máximo possível de informações sobre seus hábitos: quais redes utiliza, com que frequência, quais conteúdos prefere consumir, etc. Uma boa forma de começar esse mapeamento é por meio de formulários”, recomenda a especialista. Tendo em mãos um mapeamento detalhado do comportamento do consumidor, é preciso olhar para dentro. “A empresa deve avaliar internamente se tem de fato condições de estar presente em determinada rede. Ou seja, não basta criar um perfil, é preciso buscar frequência e consistência dos conteúdos, porque é isso que vai gerar resultados positivos para o negócio no longo prazo”, finaliza Paula. Sobre o Centro Universitário Newton Paiva Com 48 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais. Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.
Via | Assessoria
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