O programa envolve a entrega de kit maternidade e acompanhamento social e de saúde em todas as fases materna da mulher

“É muito bom, pois como eu, muitas mulheres não possuem condições. E não é só o kit, temos todo um acompanhamento”, comemora Geovana Tamires Gouveia, uma das 225 gestantes contempladas com o Programa Municipal Cegonha Araguaiense. Implantado em junho de 2019, o programa beneficia mulheres e crianças com kit maternidade e acompanhamento em todas as fases maternais da mulher.

As gestantes são atendidas pela Assistência Social, via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e pelos serviços de saúde do município e através da Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM).

Inédito no município, o prefeito Gustavo Melo (PSB) fala que o investimento é uma forma de valorizar e humanizar o atendimento à mulher. “É uma estratégia de política pública social que idealizamos em nosso governo para assistir a gestante durante o ciclo de gravidez. Não é apenas a entrega de um kit, é ter atenção voltada para a saúde da mãe e da criança”, ressalta o gestor.

Além do kit maternidade composto por macacão, luva, meia, body, cueiro, fralda e bolsa de vinil, as gestantes recebem orientações de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e de colo do útero, gravidez de risco, oficinas de capacitação, acompanhamento pré-natal, cuidados com a nutrição da mãe, aleitamento materno, entre outros. São condicionantes para que a mãe seja inserida no programa.

“Atendemos mães carentes em situação de vulnerabilidade que são cadastradas pelo CadÚnico. É um programa sério, com responsabilidade social e que contempla quem realmente precisa”, cita a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado Martins.

Ainda, de acordo com a primeira dama, o programa também possibilitou a redução do uso de leite em fórmula, entregue gratuitamente pela Secretaria, devido ao incentivo, conscientização e orientações às gestantes. “É resultado do trabalho executado pela Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno junto à rede do programa”, finaliza.

À espera do David Luca, Ariana Santos da Silva recebeu o seu kit maternidade nesta segunda-feira (07). “Tenho duas crianças e não tenho muitas condições. Eu não sabia do programa, conheci através do acompanhamento de saúde e sou muita grata por isso. Recebemos muito apoio”, afirma.

PROGRAMA MUNDO DAS FRALDAS – Um novo projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), também possibilita a fabricação de fraldas descartáveis. O projeto integra o Programa Cegonha Araguaiense, onde os produtos fabricados são complementados no kit maternidade.

De acordo com a primeira dama do município, a destinação das fraldas atende primeiramente mães e crianças que iniciaram no programa, a partir de 2019. Após o ciclo de 6 meses novas crianças são atendidas.

Os materiais foram adquiridos pela prefeitura, enquanto que o equipamento foi doado pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho através da destinação de valores de condenações em ações coletivas.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)