Alto Araguaia segue a passos firmes quanto a implantação da coleta seletiva dos resíduos sólidos na cidade, conforme determina Lei 12.305/10 de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A Prefeitura, através de parceria com a Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, segue com o plano de ação que objetiva a operacionalização da Associação de Catadores de Material Reciclável do (ASCALTO). Nesta segunda-feira (07) uma reunião discutiu os próximos passos, especialmente em relação a conscientização junto à comunidade e adesão do comércio local.

Conforme o acordado no encontro, as próximas ações incluem um plano de ação da Secretaria de Educação visando a conscientização, por meio de atividades de educação ambiental, junto as crianças da rede municipal de ensino e uma reunião ampliada com Associação Comercial e Empresarial (ACEAIA). Também ficou definido que a associação de catadores vai funcionar em horário comercial. Inicialmente será feito recolhimento de materiais recicláveis no centro de Alto Araguaia, Santa Rita e na área comercial do Bairro Aeroporto. A ampliação para os bairros ocorrerá de forma gradativa. Também foi colocada em pauta a possível criação de pontos de recepção de materiais recicláveis nos bairros.

Para o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, o encontro foi importante e abrir um importante canal de diálogo para construção de ações objetivando a operacionalização total da associação. “É sempre importante ouvir diferentes partes envolvidas neste processo. Vamos continuar com o diálogo e avançando cada vez mais com foco na implementação da coleta seletiva de resíduos”, disse.

Em Alto Araguaia, o objetivo é a instalação de lixeiras de coleta seletiva nos órgãos públicos do município e, junto, uma ação de conscientização entre os servidores sobre a importância do descarte dos materiais de maneira correta. “Com isso, esse material, especialmente papel, entre outros, terá como destino a Associação dos Catadores”, cita.

Participaram da reunião a juíza titular da Vara do Trabalho de Alto Araguaia, Michelle Trombini Saliba, via plataforma online; os secretários Priscila Dourado (Assistência Social); Paula Fraga (Educação) e a servidora da pasta Leila; Milton Lima (Obras e Infraestrutura); vice-presidente de Aceaia, Helder Barros; presidente da Ascalto, Paulo Roberto Salvador; coordenadora do Acesuas-Trabalho, Kátia Nabiane; representantes da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), Valquiria Pereira de Barros e Elaine Alves Passos e secretário de Meio Ambiente de Santa Rita, Vandro Lorenzzi.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)