Cerca de 600 animais devem participar da 2ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade de 2021, programada para Pontes e Lacerda (MT) nos dias 14 e 15 de junho. O Circuito é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Estamos ansiosos para a realização das 10 etapas do Circuito Nelore de Qualidade que Mato Grosso irá sediar. Pela relevância que o Estado tem na pecuária há tanto tempo, não esperávamos menos que isso. Os produtores de Mato Grosso ganham muito em termos de conhecimento das práticas de produção, e a raça ganha com a evolução”, destaca Aldo Rezende Telles, presidente da ACNMT.

Mato Grosso tem mais de 31 milhões de cabeças de gado, sendo líder no ranking nacional. Devido à sua importância para a pecuária brasileira, o Estado receberá 10 etapas do Circuito, em diferentes cidades no decorrer do ano.

“Mato Grosso é líder tanto em rebanho quanto em produção de carne bovina. O Circuito Nelore de Qualidade valoriza o principal Estado do segmento produtor de pecuária do Brasil e terá várias etapas ao longo de 2021. Trata-se de uma grande oportunidade para os pecuaristas mato-grossenses participarem do maior campeonato de avaliação de carcaças do mundo, mostrando o elevado nível de qualidade dos seus rebanhos”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Até o momento, estão programadas 36 etapas do Circuito Nelore de Qualidade em 2021. No total, são 11 estados participantes: Acre, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Os eventos acontecerão nas unidades da Friboi e Frisa nos estados.

Neste ano, o Circuito passa a contar com mais um campeonato nacional: “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, com a participação de progênies de touros identificados. Trata-se de mais uma oportunidade para comprovar a qualidade da genética selecionada.

Outra novidade é a Medalha Ouro Branco, que valoriza os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p.) e machos castrados com até dois d.i.p., com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas.

A próxima etapa da 23ª edição do Circuito Nelore de Qualidade acontece em Araputanga (MT).

Contatos para inscrições

Para participar da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Pontes e Lacerda, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade da Friboi pelos telefones (65) 3266 9152 ou (65) 99268 0262 – falar com Aristides, (65) 3266 9126 – falar com Wend Rocha, ou (65) 3266 9102 – falar com Diego Jesse. Qualquer pecuarista pode participar do Circuito Nelore com lotes a partir de 18 cabeças.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, já estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)