Curso será a distância, com previsão de encerramento em 05 de julho. Os novos colaboradores participarão da elaboração de itens dos exames dos próximos anos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 7 de junho, a segunda capacitação de elaboradores e revisores de itens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é a distância, com previsão de encerramento no dia 05 de julho.

A capacitação, que tem duração de 40 horas, apresentará aos futuros colaboradores as normas e os procedimentos técnicos exigidos para desenvolver o trabalho. Também tratará de temas referentes às avaliações educacionais da educação básica, como o desenvolvimento de instrumentos e medidas, matrizes de referência, características e funções de um item, além da abordagem de aspectos voltados à elaboração das questões.

Os professores aprovados na capacitação irão compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) para atuar na elaboração e na revisão pedagógica de itens do Enem dos próximos anos. Os novos colaboradores serão responsáveis por desenvolver questões das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; além de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Vale ressaltar que, nesse primeiro momento, o Instituto apenas está capacitando os classificados da chamada pública, referente ao Edital n.º 69, de 17 de setembro de 2020, de forma que a produção de questões para o banco será realizada em outra ocasião. O Inep destaca que as provas do Enem 2021 serão elaboradas com itens já existentes no BNI.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Acesse o Edital nº 69 e retificações

Acesse o Sistema BNI

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)