“Pela primeira vez sentimos a Seduc mais próxima dos profissionais, cuidando dos trabalhadores. O atendimento é extremamente humanizado”. A avaliação é da responsável pela Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis, Valdelice de Oliveira Holanda, polo que recebe essa semana a equipe do Programa Educação para a Redução do Absenteísmo (ERA).

A primeira ação aconteceu entre os dias 17 e 21 de maio em Cuiabá, atendendo profissionais da região. A previsão é que a equipe fique em Rondonópolis até essa quinta-feira (27.05) e os próximos destinos são Tangará da Serra (de 07 a 09 de junho) e Diamantino (nos dias 10 e 11 de junho).

A equipe do Programa ERA, desenvolvido pela Coordenadoria de Saúde e Segurança (COSS) da secretaria de Estado de Educação (Seduc), é composta por 19 profissionais da saúde, além de estagiários.

São seis psicólogos, dois enfermeiros, dois profissionais de educação física, duas assistentes sociais, duas fisioterapeutas, um nutricionista, uma engenheira de segurança no trabalho, uma técnica em segurança do trabalho, um fonoaudiólogo e um psicomotricista. Os estagiários são de enfermagem, psicologia e educação física.

A meta do programa é reduzir o índice de absenteísmo entre os servidores da Seduc. O professor e psicomotricista Cleuber Cristiano de Sousa explica que as ações são destinadas a todos os servidores das escolas, desde o apoio, técnicos até os professores.

Avaliação

Valdelice afirma que o programa é de grande importância para a região, que possui um alto número de profissionais afastados por problemas de saúde além dos que estão em readaptação.

O polo é formado por 14 municípios e possui 78 escolas da rede estadual de ensino.

“É um atendimento realmente diferenciado. Os profissionais chegaram em Rondonópolis e foram até a casa de alguns servidores que não tinham como se deslocar. É algo que precisávamos e pedíamos há muito tempo”, destaca Valdelice.

Acompanhamento

Nesta semana acontece o primeiro contato dos servidores do polo de Rondonópolis com os profissionais da saúde da Seduc, mas o acompanhamento terá continuidade e, caso necessário, haverá encaminhamento para a rede pública de saúde.

Programa e números

O Programa ERA é composto por 10 ações específicas de intervenção e prevenção formuladas para atender às necessidades em diminuir o índice de absenteísmo, afastamentos para tratamento de saúde e readaptação de função.

As ações são: Ergonomia e Ergopsicomotricidade, Laboral, Vida Saudável, Prevenção para a Aposentadoria Saudável, Socioemocional, Psicossocial, Bem-estar, Calendário da Saúde, Acolhida no Ambiente de Trabalho e Segurança no Trabalho.

O programa é acompanhado pelo Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Por meio das ações, a Seduc é a única secretaria que hoje atende ao Decreto 1919/2013, que trata da política e saúde do servidor.

Em 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o programa realizou 923 acompanhamentos, 1.050 laboral, 575 ergonomia e ergopsicomotricidade, 695 acolhimentos psicossocial, com orientação e informações acerca da saúde do servidor.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta