A Prefeitura de Rondonópolis está apta para receber doses da vacina com imunizante do novo coronavírus fabricadas pela Pfizer. O secretário de Saúde do município, Vinícius Amoroso, está em Cuiabá nesta segunda-feira (24) para formalizar o pedido das doses ao governo do Estado. A expectativa é que um lote com a nova opção de imunizante possa ampliar ainda mais o acesso da população à vacina.

Rondonópolis está entre os doze municípios mato-grossenses que tiveram aprovação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso pela expansão do envio das vacinas. A viabilidade do imunizante da Pfizer foi discutida com o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo e também o deputado estadual Dr. João, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Agora o governo do Estado vai sinalizar para o sistema de saúde federal a cidade que têm espaço e local adequado para as vacinas.

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde firmaram uma parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) para viabilizar condições de armazenamento das doses. Para isso, a instituição cedeu um refrigerador capaz de estocar as vacinas dentro das normas e condições exigidas pelo fabricante e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, principalmente em relação à temperatura.

A orientação é que o imunizante seja acondicionado em local refrigerado nas centrais de rede do frio do Estado (estadual, regional e municipal) com temperaturas na faixa entre -15° e -20°, por um período máximo de 14 dias. Além disso, o Ministério da Saúde determina também condições e prazo de armazenamento nas unidades de saúde.

Além do secretário Vinícius Amoroso, os vereadores Jonas Rodrigues, Marildes Ferreira e Reginaldo Santos também estão empenhados e participam da reunião na capital.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta