Uma potência logística, líder em exportação, produção, geração de emprego, e o 2° maior PIB do estado.  Estrategicamente posicionada entre as rodovias BR-163 e BR-364 que transportam grande parte da produção industrial e agrícola de todo o país. Rondonópolis se consagra um verdadeiro polo econômico.

Indo na contramão do desenvolvimento, há anos, os empresários lutam pelos seus distritos industriais. Com a precariedade da infraestrutura, as empresas que geram renda e emprego para a população, sofrem grandes dificuldades para o pleno funcionamento desse setor que é tão importante em diversos níveis socioeconômicos.

No entanto, finalmente a odisseia dos distritos começou a ganhar um novo rumo com as obras que estão acontecendo em 3 dos 4 distritos da cidade. As ruas já estão tomando forma cada vez mais rápido e os empresários apontam grandes negócios à vista, desde empresas com intenção de expandir seus negócios e ampliar o quadro de funcionários, como novos investidores que já estão de olho na cidade.

É uma grande conquista, ainda mais pela tamanha dificuldade que passamos por tantos anos. Ver a qualidade das obras que estão sendo feitas, que não teremos mais problemas com caminhões caindo em buraco, tendo que chamar guincho, falta de segurança para os colaboradores, empresas tendo que arcar com prejuízos por conta da infraestrutura. É realmente um momento muito importante, vão dar suporte e alicerce para mantermos a nossa liderança nas exportações, e expandir ainda mais o setor industrial de Rondonópolis” afirma Álvaro Luiz Fruet, empresário do setor industrial e diretor da Acir.

Com investimentos de cerca de R$ 29 milhões, viabilizados por meio do Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do governo federal, a previsão é de que até outubro desse ano, as obras estejam prontas. O contrato com a empresa construtora inclui a construção de galerias para o escoamento das águas pluviais, preparação do solo, construção de base reforçada com cimento, pavimentação asfáltica, calçadas, sinalização e iluminação.

Para Renato Del Cistia, presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, as expectativas são as melhores possíveis e muito ainda deve ser feito. “A Acir e os empresários lutaram e reivindicaram muito esse momento. Essa batalha é antiga e estamos trabalhando para que os distritos tenham condições de produzir em sua ampla capacidade. As indústrias são fontes de recursos imensuráveis para a sociedade e consequentemente para a economia; produtos, serviços, empregos e geração de renda. Queremos que Rondonópolis vá ainda mais longe e não pouparemos esforços.”, diz o presidente da Acir.

Rondonópolis que fechou o primeiro trimestre de 2021, como maior exportador em MT, com total de U$ 572,12 milhões em exportações e a 2º cidade no estado com maior número de geração de empregos, já se prepara para o avanço iminente com a finalização das obras dos distritos.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, garante que as obras irão alavancar o potencial econômico e a geração de emprego no município. “Muitas empresas estão solicitando ampliação de seus estabelecimentos e temos recebido ao menos uma vez por semana, o interesse de investidores de fora. Estamos trabalhando e investindo em uma infraestrutura de qualidade e realizando um planejamento a médio e longo prazo. Vamos favorecer o investimento e o setor empresarial para que continuem acreditando no potencial de Rondonópolis, assim gerando emprego e renda para o município.” finaliza o secretário.

A Acir faz parte do Conselho Diretor da Política de Desenvolvimento Industrial (Codipi), cujo intuito é discutir e definir assuntos de interesse dos distritos industriais referente a obras, planejamentos, processos de concessão de incentivos, doação ou venda de áreas. Durante as próximas semanas, acontecerá a primeira reunião e a Acir estará presente representando os empresários da cidade.

Via | Assessoria ACIR
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)