Índice mensura o contexto socioeconômico dos estudantes brasileiros em 2019, a partir de informações coletadas por meio de questionários aplicados pelo Saeb

O Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) 2019 está disponível para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inse mensura as condições socioeconômicas dos alunos e permite contextualizar os resultados obtidos por meio dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O indicador pode contribuir para a identificação de desigualdades educacionais e orientar futuros investimentos, visando uma sociedade mais igualitária. As bases para a elaboração do Inse 2019 foram as respostas coletadas no Questionário do Estudante do Saeb 2019. O instrumento foi aplicado aos alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental, assim como da 3ª e da 4ª série do ensino médio (tradicional e integrado) das escolas que participaram da avaliação.

O Inep coletou informações sobre mais de 5,6 milhões de alunos, em mais de 72 mil escolas nas 27 unidades da Federação. Na página do Inse, no portal do Instituto, é possível acessar as planilhas com o indicador calculado para escolas e municípios, assim como a Nota Técnica, que detalha a metodologia de cálculo de 2019.

Indicador – O Inse combina, basicamente, a escolaridade dos pais e a posse de bens e serviços da família. O objetivo do indicador é traçar um panorama da realidade social de escolas e redes de ensino, além de produzir evidências para auxiliar na implementação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas voltadas à educação.

Painel Educacional – O Inse 2019 também pode ser conferido no Painel Educacional. Na plataforma, é possível verificar o percentual de escolas em cada um dos níveis socioeconômicos, nos estados e municípios selecionados. No painel, também estão disponíveis para download as planilhas que consolidam as informações de todos os municípios e de todos os estados.

Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira o Inse 2019

Acesse o Painel Educacional

Saiba mais sobre o Saeb

Via | Assessoria Inep
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta