Pix vem se consolidando também como uma alternativa para empresas, registrando um número de transações diárias até três vezes maior com relação as feitas por pessoas físicas no último mês

No mês de maio, o Pix completa 6 meses de funcionamento. Desde que iniciou, em 16 de novembro de 2020, o sistema se consolidou, ganhou a confiança das pessoas e empresas e hoje já faz parte da rotina bancária de muitos brasileiros em todo o País.

“O Pix realmente vem revolucionando o comportamento do brasileiro em relação aos meios de pagamento. Poder pagar ou receber um recurso em poucos segundos é algo muito atrativo. A questão do custo é outra vantagem. Como resultado, vimos um aumento de 580% das transações com Pix aqui no BS2 entre os meses de dezembro de 2020 e abril de 2021”, afirma Gilberto Gomes, gestor e responsável técnico pelo Pix no BS2.

O BS2, primeiro banco digital homologado pelo Banco Central para oferecer a tecnologia Pix aos seus clientes, separou alguns fatos e curiosidades sobre o meio de pagamento nesse período. Confira:

1. Em dias de semana, o maior número de operações é realizado das 9h às 20h, ou seja, ganhando o espaço das TEDs, que só podem ser efetivadas em horário comercial. No horário do almoço, o número sofre uma leve queda. Outro pico é entre meia noite e 2h, horário em que os gamers estão conectados e realizam transações para comprar créditos nos jogos.

2. Atualmente, o Pix representa mais de 60% do número de transações realizadas no BS2, tanto de pagamentos quanto de recebimentos, um montante duas vezes maior que o volume de TEDs, no mês de abril. O crescimento desde o lançamento do serviço, em novembro de 2020, foi exponencial.

3. O tempo médio de transações via Pix é de até 900 milissegundos (90% de 1 segundo), enquanto o de Ted é de 15 minutos, o que representa um ganho de praticamente 100% de tempo na realização de cada transferência, permitindo pagamentos quase instantâneos, como em compras presenciais, por exemplo.

4. O número de transações diárias de pessoas jurídicas no BS2 já ultrapassou as transações de pessoas físicas, chegando a representar um número até três vezes maior em determinados dias. De março a abril deste ano, houve um aumento de mais de 60% nas transações feitas por PJ.

Em abril, o Banco Central contabilizou quase 500 milhões de operações por meio do Pix no País. Segundo informações da instituição, no último dia de abril já havia mais de 230 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo a maioria registrada pelo número do CPF e mais de 95% para usabilidade de Pessoas Físicas.

Recentemente, o Banco Central abriu consulta pública para o lançamento de dois serviços vinculados ao Pix, previstos para o segundo semestre de 2021: o Pix Saque, uma transação exclusiva para a retirada de recursos em espécie em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, e o Pix Troco, que está associado a uma compra ou prestação de serviço no estabelecimento (o cliente poderá fazer um Pix de valor maior que o devido e receber o troco em espécie).

Sobre o Banco BS2

O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras e de tecnologia para empresas e pessoas físicas. Foi pioneiro no País na oferta de uma conta digital integrada a uma jornada de investimentos e conta internacional, com saldo em dólares, no mesmo APP. Para empresas, além de uma plataforma de autosserviço, o banco oferece diversas possibilidades de integrações, customizadas ou de prateleira, para automatizar as rotinas financeiras.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta