Felipe Homem, da Fundatec Estágios, explica sobre o papel dos agentes de integração nesse tipo de processo de admissão 

Início de ano e a pandemia ainda gera dúvidas e incertezas no mercado de trabalho. Enquanto muitos buscam uma nova oportunidade, empresários, ansiosos pela retomada econômica, procuram o melhor caminho para a recuperação de seus negócios, o que passa também pela reestruturação da equipe. “Nesse cenário, contratar estagiários pode ser uma boa alternativa para formar uma equipe qualificada ou um banco de talentos seletivo, com um custo mais acessível. Tudo isso sem falar no papel social da empresa, que passa a contribuir com a formação desse estudante e sua jornada profissional”, destaca Felipe Homem, gerente da Fundatec Estágios, agente gaúcha de integração.

Mas atenção: o processo de admissão de um estagiário, de qualquer área, exige que a empresa cumpra uma série de determinações legais, previstas pela Lei do Estágio (Lei 11.788/2008), a qual assegura que o estudante aprenda na prática o exercício de uma profissão. Carga horária, aprovação de todas as partes envolvidas (estudantes – empresa – instituição de ensino), abertura da vaga, realização do processo seletivo e execução do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) são algumas das etapas a serem cumpridas em uma contratação deste tipo. “É aí que entram os agentes de integração. São instituições preparadas para auxiliar e mediar os processos de admissão de um estagiário. É um elo de ligação entre a empresa e o estudante, garantindo que a experiência seja positiva para os dois lados”, explica Homem.

Na Fundatec Estágios, a pandemia trouxe algumas novas práticas nessa área. Como forma de garantir o distanciamento social, todo o processo passou a ser realizado de forma online, o que inclui desde o recrutamento e seleção dos candidatos até a execução do TCE. “Com isso, passamos a atuar em todo o Brasil, sem barreiras físicas”, diz Homem, lembrando que em 2020 a Fundatec Estágios intermediou a contratação de mais de 350 estudantes de diferentes Estados. Atualmente, há mais de 50 novas vagas em aberto, sendo pelo menos 12 delas para atuação em home office em qualquer região do país. “A retomada ainda é lenta, mas as empresas precisam estar preparadas e em busca das melhores alternativas para seus negócios”, sugere. Mais informações podem ser obtidas pelo site estagios.fundatec.org.br ou pelo telefone (51) 3320-1054.

Por que contratar um estagiário? 

  • Acesso a estudantes em formação atualizada, e motivados a buscar se destacar na empresa;
  • Contribuição ao aprendizado prático dos estudantes e à sua entrada no mercado de trabalho.
  • Estagiários contribuem com soluções e ideias modernizadas para a empresa, o que estimula também os efetivos;
  • Isenção de encargos trabalhistas;
  • Possibilidade de rescisão de contrato de estágio a qualquer momento sem aviso prévio.
Via | Assessoria Fundatec
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta