A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), realizou apoio técnico às gestões municipais de assistência social de Mato Grosso. A iniciativa, promovida entre os dias 01 e 19 de março, capacitou 330 participantes de 110 cidades mato-grossenses.

A proposta da ação é orientar os representantes municipais de assistência social sobre suas competências e responsabilidades quanto à gestão, organização e execução da oferta dos serviços, dos programas, projetos e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os encontros virtuais foram adaptados a excepcionalidade do cenário da pandemia da covid-19.

A carga horária do curso foi de 20 horas/aula, distribuídos em seis módulos, discutindo a trajetória histórica da Política de Assistência Social no Brasil e seus avanços normativos; a rede socioassistencial, a organização e os objetivos dos serviços de Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade; a identificação dos benefícios, programas e projetos socioassistenciais, os objetivos gerais e orientações, entre outros temas.

A secretária adjunta Leicy Vitório ressaltou que “o Encontro de Gestores(as) da Assistência Social é uma ação estratégica necessária para a introdução das novas gestões municipais de assistência social no cenário desta política pública, considerando a renovação no comando das prefeituras”.

A secretária de Assistência Social do município de Tabaporã, Genezi Córdoba de Oliveira, enfatizou a importância do encontro. “Agradeço por compartilhar conosco tantos conhecimentos. Parabéns, pela excelente organização da videoconferência”.

A secretária executiva do município Araputanga, Gisele Rodrigues, também destacou a atuação da equipe da Setasc. “Quero parabenizar a equipe da Setasc pela realização da Videoconferência. Sempre importante momentos como este de aprendizado e trocas”.

Participaram ainda, enquanto facilitadores convidados, representantes dos Conselhos Regional de Serviço Social – 20ª Região (CRESS 20/MT), do Conselho Regional de Psicologia – 18ª Região (CRP 18/MT), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS (FETSUAS/MT) e do Fórum Municipal de Usuários do SUAS do município de São José dos Quatros Marcos (FMUSUAS-SJQM/MT).

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta