A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou nesta segunda-feira (22), a limpeza da nascente no córrego Queixadinha no bairro Nova Era, em Rondonópolis. A pasta está atuando com maior intensidade nas nascentes de córregos nesta semana como celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

Durante a ação que durou o dia inteiro, foram retirados do local dezenas de quilos de lixo e entulhos, houve poda do mato que interferia na nascente e a cerca de proteção da área foi refeita, pois estava danificada.

Atualmente a nascente fica em uma Área de Preservação Permanente (APP), mas durante o processo de urbanização do local, a nascente era usada pela comunidade que habitava nas proximidades.

“A área era um poço antigo usado pelo pessoal que morava em torno, chegou no lençol freático e gerou a mina”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Leite.

Ainda de acordo com o gestor da pasta, devido a vazão e acionamento de água, sendo necessário a execução do plano de recuperação de área degradada daquela nascente.

Nesta terça-feira (23), a equipe está atuando na limpeza do Córrego do Poço em parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam ) de Rondonópolis.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta