A Prefeita  Eliene Liberato, entregou  na tarde de hoje (23), no Paço Municipal, dois resfriadores de leite para pequenos produtores rurais.

O resfriamento do leite na fazenda, imediatamente após a ordenha, é sem dúvida uma das medidas de maior impacto sobre a qualidade do leite, uma vez que o resfriamento do leite em menos de 02 (duas) horas após o término da ordenha, inibe o crescimento de microrganismos presente no leite.

Como fomento à bacia leiteira do município, a  Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar  e Assuntos Fundiários, que doou os equipamentos,  entregou 02 (dois) resfriadores, sendo um para a Associação de Cooperação da Agricultura Familiar Camponesa da Fronteira – ACOOPERFRON, e o outro para a  Associação dos Pequenos Produtores Rurais Vale do Sol – APPRUVS.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Corgésio Albuquerque, “ a agricultura familiar é fundamental para Cáceres, pois envolve diversas famílias, produzindo alimentos e gerando empregos. O  nosso trabalho é contínuo para conseguirmos mais resfriadores, tratores, ajudar essas associações com projetos de desenvolvimento, desde a genética do animal, até os procedimentos de boas práticas na produção de derivados do leite e com o processo burocrático  para se legalizarem através do Selo de Inspeção Municipal de Agricultura Familiar- SIM”, afirmou.

A Prefeita Eliene  disse que a gestão vem buscando oportunizar condições de trabalho para os pequenos agricultores. “Por meio  dessas ações estamos alavancando o desenvolvimento econômico da região  com emprego e renda. O  município conta com  aproximadamente 50 (cinquenta) associações de pequenos produtores rurais, que  na sua grande maioria ainda não contam com resfriadores. Vamos aos poucos incluindo esses produtores dentro da legalidade, exemplo disso foi a entrega a pequenos produtores rurais, recentemente,  de   03 (três) Selos de Inspeção Municipal de Agricultura Familiar, oportunizando aos mesmos comercializar seus produtos nos comércio local, e  mesmo na região por meio do Consórcio Nascentes do Pantanal” finalizou.

O resfriador de leite, ou também chamado de tanque de expansão, é um tanque térmico de aço inoxidável com tampa ou fechado que recebe o leite após a ordenha.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)