MEDIDA VISA PERMITIR QUE ESSAS PESSOAS SEJAM ATENDIDAS COM DIGNIDADE E TENHAM ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÁREAS ESSENCIAIS

Uma ação conjunta das secretarias municipais de Defesa Social, Assistência Social, Guarda Municipal, Polícia Militar e Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Vereadores, foi articulada para atender pessoas em situação de rua em Várzea Grande. Em apenas um dia, 12 pessoas foram abordadas e receberam serviços de higienização, alimentação, atualização cadastral para inserção em programas sociais como o Cadastro Único; corte de cabelo, encaminhamento a atendimento médico, inserção familiar, confecção de novos documentos de identificação, além do teste rápido de Covid-19.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Cel. Alessandro Ferreira da Silva, a primeira ação ocorreu na região central da cidade, um dos locais preferidos para a população em situação de rua. E, novas abordagens para atender a este público devem ocorrer mensalmente.

“Demos apoio logístico ao trabalho, realizamos mapeamento de desordens sociais, aglomerações dessas pessoas em locais onde elas ficam com mais frequência como praças e viadutos, bem como vistorias de caráter preventivo, para verificar possíveis riscos”, declarou o secretário Cel. Alessandro Ferreira da Silva, destacando que a atuação integrada é importante para mostrar que a administração municipal está presente também na segurança da sociedade.

“É determinação do prefeito Kalil Baracat que juntamente com a Guarda Municipal tenhamos uma atuação preventiva, na segurança dos empresários e frequentadores da área central da cidade, bem como possamos oferecer também um atendimento digno e humano a essa pessoas em situação de rua, auxiliando nas abordagens sociais, acompanhando junto à Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC) para a identificação e confecção de novos documentos para as pessoas que não possuíam”, detalhou o secretário de Defesa Social.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jovanil Flores da Silva, gerente do Centro de Referência Especializado para População em situação de rua (Centro Pop), estão cadastrados no serviço ao menos 80 pessoas. “São pessoas que sempre utilizam os serviços essenciais e de cidadania, mas desde o início da pandemia do novo coronavírus, intensificamos esse trabalho oferecendo materiais de higiene, máscaras, refeições, alimentos, além de serviços de saúde. O mais importante é buscar reintegrar essas pessoas à sociedade e em suas famílias, pois muitas são usuárias de drogas e não podemos obrigá-los a realizar tratamento. Deve ser uma adesão voluntária”, detalha.

O gerente lembra que em várias situações é possível inserir as pessoas que vivem em situação de rua em projetos sociais, com moradia e emprego. “Mas é preciso que elas queiram ser ajudadas, do contrário o que podemos é ampará-las com toda estrutura que a Secretaria de Assistência Social dispõe os serviços essenciais, encaminhamento a serviços médicos, psicológicos, alojamento provisório, além de atenção e amizade”.

 Via | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)