Várias pessoas têm recebido uma mensagem por WhatsApp, em nome de um tal de “Rafael Nunes”, que se apresenta como sendo do “Ministério Público da Saúde” e se coloca à disposição para agendar vacinação contra a Covid-19. “Venho em meio da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Vamos lá digite ok para começar”, diz a mensagem. Em seguida, havendo retorno da pessoa, o criminoso acrescenta: “Por favor me envie o número do protocolo de 6 dígitos enviado via SMS. Vamos lá!”

O Ministério Público de Mato Grosso alerta que tal mensagem trata-se de uma tentativa de golpe. Primeiramente, porque a instituição NÃO FAZ agendamento de vacinação contra Covid-19 ou qualquer outra doença, pois não é sua atribuição e, ainda, o dito “Ministério Público da Saúde” citado pelo golpista sequer existe.

Pelas características da mensagem, se parece muito com tentativas de invasão de aparelhos celulares praticadas por golpistas com o objetivo de utilizar o número e o nome do titular da conta telefônica para solicitar dinheiro em forma de pedido de ajuda financeira ou falsas campanhas de doações humanitárias.

Via | Assessoria MPMT

(Visited 1 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta