O número total de mortes confirmadas em decorrência do coronavírus na China continental é de 4.634. O país tem uma população de 1,393 bilhão de habitantes. O estado de Mato Grosso tem 3,5 milhões.

Já o número de pessoas infectadas pela doença no estado é pouco mais que o dobro do número de casos registrados na China: Mato Grosso teve 186,8 mil casos confirmados, enquanto o país asiático notificou 87,3 mil.

Dados de MT

Foram notificadas 1.086 novas confirmações de casos de coronavírus e 13 mortes nas últimas 24 horas. No estado, 5.791 estão em isolamento domiciliar e 175.567 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 233 internações em UTIs públicas e 248 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 57,82% para UTIs adulto e em 28% para enfermarias adulto.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde diz que o estado tem um índice de testagem cinco vezes maior do que a média nacional, o que pode levar a uma menor subnotificação e à alta detecção de casos confirmados e óbitos pela Covid-19.

“O governo trabalha para facilitar o acesso da população à assistência médica e aos serviços de alta complexidade, que são de responsabilidade do estado”, diz.

Covid-19 na China

A Covid-19 foi identificada em Wuhan no fim de 2019, com o primeiro surto em um mercado de frutos do mar. O governo chinês determinou o bloqueio da cidade e de outros municípios de Hubei no dia 23 de janeiro de 2020. Alguns especialistas consideraram a ação tardia.

A China rechaçou as críticas sobre como lidou com o vírus no início da epidemia. Autoridades agora afirmam que estudos no exterior sugerem que o coronavírus já estivesse circulando na Europa meses antes do surto de Wuhan.

Uma equipe de 10 integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) seria enviada nesta semana à China para investigar as origens da Covid-19, mas não foi autorizada a entrar no país.

Via | G1

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *