Criado pela Lei Municipal nº 10.337/ de 02/07/2019, o Parque Encontro das Águas, Lamartine da Nóbrega, localizado num terreno de Área de Preservação Permanente (APP) de 50 mil metros quadrados na região da Vila Aurora; mais precisamente, no final da avenida Leopoldina Pinho de Carvalho, às margens do Rio Vermelho, confluência com o Ribeirão Arareau, cujas obras estavam em ritmo lento, foram retomadas e, agora seguem dentro do cronograma, onde pelo menos 24 trabalhadores realizam serviços no local no momento.

É preciso destacar que o ‘Parque Encontro das Águas’ está sendo construído por intermédio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Rondonópolis, o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Ministério Público, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e, contrapartida do município e deverá se constituir numa futura atração turística da cidade.

Estimado inicialmente em cerca de R$ 3,5 milhões de reais, o projeto original que teria um prazo inicial de execução de 12 meses, conta com uma grande infraestrutura projetada de: 01 campo de futebol; 02 quadras poliesportivas e 01 de areia; pista de skate; Pista de caminhada com o piso da calçada em paver (bloco intertravado); playground; 01 estacionamento; banheiros, mirante; postes de iluminação com lâmpadas de LED; fontes de jatos d’água; além, de espaço para apresentações culturais com arquibancada, e, espelho d’água.

Para a administração municipal, a iniciativa de construção do Parque Encontro das Águas Lamartine da Nóbrega faz parte do pacote de medidas idealizadas pela gestão municipal, cujo objetivo é promover o embelezamento da cidade e proporcionar espaços de lazer, contemplação ambiental e esportes para a população de Rondonópolis, e que sem dúvidas, vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura – Sinfra, o projeto da referida obra foi dividido em etapas; e pelo contrato em curso, cujo prazo tem 9 (nove) meses de vigência e 6 (seis) de execução, cerca de 30% da obra já estão executados, como: construção do vestiário, finalização da superestrutura do restaurante/praça de alimentação, e, a terraplanagem do estacionamento.

No entanto, as demais etapas do projeto que contemplarão o restante das benfeitorias idealizadas, serão licitadas em breve, complementando assim, toda a estrutura projetada inicialmente.

Na verdade, um dos objetivos da administração municipal ao realizar projetos de preservação, valorização ambiental, e resgate da paisagem natural local, é fazer com que a cidade se volte e se posicione de frente para as belezas naturais do Rio Vermelho; e aí, incluem-se os projetos da futura avenida Beira Rio; o Parque Municipal Ambiental e, o Parque Encontro das Águas, entre outros.

Todavia, é preciso destacar que uma parte importante de qualquer projeto desta envergadura, são as licenças ambientais; e no caso em questão, todas, já foram expedidas. Ressaltando que isso é de suma importância para a legalidade da execução dos serviços.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)