Interessados em fazer o Encceja 2020 devem informar por que não participaram do exame nas áreas que se inscreveram em 2019. Prazo vai até 20 de dezembro

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem justificar ausência na edição de 2019, a partir desta segunda-feira, 14 de dezembro. O procedimento é obrigatório para os inscritos do Encceja Nacional 2019 que não participaram do exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram. As justificativas deverão ser registradas no Sistema Encceja, até o dia 20 de dezembro.

Responsável pela aplicação do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisará cada caso e, em 28 de dezembro, divulgará o resultado das análises. Se a justificativa for reprovada, o participante poderá entrar com recurso no sistema até o dia 4 de janeiro de 2021. É importante lembrar que a inscrição para o Encceja Nacional 2020 não é automática, se a justificativa for aprovada. As inscrições para esta edição do exame deverão ser feitas de 11 a 22 de janeiro de 2021. Os atendimentos especializados deverão ser solicitados no mesmo período.  

Ressarcimento – Se o inscrito não justificar a ausência na edição anterior ou tiver a solicitação de justificativa reprovada, deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, que poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. 

Encceja – A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja. 

Acesse o Sistema Encceja

Confira o Edital do Encceja 2020

Saiba mais sobre o Encceja

Via | Assessoria INEP

 
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)