Todo mundo conhece e ama o Papai Noel — aquele velhinho grande e alegre, de traje vermelho, com barba branca — mas ele nem sempre teve essa aparência. Na verdade, muitas pessoas ficam surpresas ao saber que até 1931 Papai Noel era descrito como um homem alto e magro, ou até mesmo como um duende de aparência assustadora. Ele vestia uma batina de bispo e uma pele escandinava de animal de caça. Na realidade, quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a revista Harper’s Weekly, em 1862, Noel era uma pequena figura parecida com um duende que apoiava a União. Nast continuou a desenhar Papai Noel por 30 anos, e foi ele que substituiu o casaco de cor de pele, pelo vermelho, hoje tão famoso. Conheça algumas curiosidades sobre esta figura alegre de traje vermelho.

1. Papai Noel é destaque em anúncios da Coca-Cola desde a década de 1920

A The Coca-Cola Company começou sua publicidade de Natal na década 1920 com anúncios relacionados ao consumo em revistas como a “The Saturday Evening Post”. Nos primeiros anúncios, Noel ele tinha um olhar sisudo, no estilo Thomas Nast. Em 1930, o artista Fred Mizen pintou um Papai Noel de loja de departamento numa multidão bebendo uma garrafa de Coca-Cola. O anúncio foi destaque na maior dispensadora de refrigerante do mundo, que ficava localizada na loja de departamentos Famous Barr Co., em Saint Louis, no estado do Missouri.  A pintura de Mizen foi usada em anúncios impressos naquele Natal, sendo publicada na revista “The Saturday Evening Post” em dezembro de 1930.

2. A Coca-Cola ajudou a moldar a imagem de Noel

Em 1931, a empresa começou a colocar anúncios da Coca-Cola em revistas populares. Archie Lee, o executivo da agência de publicidade Darcy, que trabalhava com a The Coca-Cola Company, queria que a campanha mostrasse um Noel saudável, tanto realista como simbólico. Então a Coca-Cola incumbiu o ilustrador nascido em Michigan Haddon Sundblom de desenvolver imagens de publicidade  mostrando o “próprio Noel”, e não um homem vestido como Papai Noel. Para inspirar-se, Sundblom se voltou para o poema de 1822 de Clement Clark Moore, “Uma visita de São Nicolau” (comumente chamado de “Twas the night before Christmas”, ou, em tradução livre, “Era véspera de Natal”). A narração de Moores descreve um Noel caloroso, amigável, agradavelmente rechonchudo e humano. Apesar de muitas vezes ser dito que o Papai Noel usa um casaco vermelho porque essa é a cor da Coca-Cola, a verdade é que Noel já era representado com um casaco vermelho antes de Sundblom pintá-lo.

O Noel de Sundblom estreou em 1931 nos anúncios da Coca-Cola, na “The Saturday Evening Post” e apareceu regularmente nesta revista, assim como na “Ladies Home Journal”, “National Geographic”, ”The New Yorker”, entre outras.

De 1931 a 1964, a publicidade da Coca-Cola exibiu um Papai Noel entregando brinquedos (e brincando com eles!), dando uma pausa para ler uma carta e apreciar uma Coca-Cola, visitando as crianças que ficaram acordadas para saudá-lo e invadindo as geladeiras em inúmeras casas. As pinturas a óleo originais que Sundblom criou foram adaptadas para os anúncios da Coca-Cola em revistas e em displays de lojas, outdoors, cartazes, calendários e bonecos de pelúcia. Hoje, muitas dessas peças são colecionadas por fãs.

Sundblom criou sua versão final do Papai Noel em 1964, mas por várias décadas seguidas a publicidade da Coca-Cola destacou as imagens de Noel baseadas nas obras originais do artista. Estas pinturas são algumas das peças mais valiosas do departamento de arquivos da empresa e têm sido exibidas em todo o mundo, em locais famosos incluindo o Louvre, em Paris, o Museu Real de Ontário, em Toronto, o Museu da Ciência e Indústria, em Chicago, a loja de departamentos Isetan, em Tóquio, e a loja de departamentos NK, em Estocolmo. Muitas das pinturas originais podem ser vistas em exibição no museu World of Coca-Cola, em Atlanta.