O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), reforça o atendimento à população indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Mato Grosso. A Equipe de Saúde Volante prestará atendimento na região até 23 de novembro. A ação é mais uma missão da Operação de Combate à Covid-19 da SESAI, para identificar casos suspeitos e realizar diagnósticos em áreas indígenas, além de levar mais assistência à saúde para as aldeias durante a pandemia.

“Nossa equipe veio dar apoio aos profissionais que já atuam na região, por meio do DSEI. Nossa missão é trazer atendimento bom e de qualidade para os povos indígenas”, afirma o assessor de Controle Social da SESAI, Lúcio Flores, que acompanha a missão.

O DSEI Kayapó do Mato Grosso tem uma população de aproximadamente 5 mil indígenas de 12 etnias. A SESAI já enviou mais de 27 mil itens de suprimentos entre medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a ação que atenderá as aldeias dos Polos Bases de Colíder, Juara e Peixoto de Azevedo. A Equipe de Saúde Volante é composta por um médico clínico geral, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem, e percorrerá a região via terrestre e fluvial com o apoio do Distrito.

Os atendimentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e Unidade de Atenção Primária Indígena (UAPI) pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena. O DSEI também enviou médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes indígenas de saúde e de Saneamento Ambiental para somar esforços à missão. Além disso, a equipe percorre o Distrito para testar, diagnosticar e orientar a população em relação à Covid-19.

Fonte | Assessoria Agência Saúde  Foto | Laura Velasquez

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)