No ambiente hospitalar, o profissional também atua no tratamento e prevenção de diversas doenças

A presença do cirurgião-dentista dentro de um hospital é cada vez mais indispensável na prevenção de doenças infecciosas e no tratamento de fraturas, tumores e malformações que acometem a boca e a face. O atendimento realizado pelo profissional devidamente qualificado melhora a qualidade de vida, reestabelece funções de mastigação, fala e engolir além de poder ser essencial na redução do tempo de internação hospitalar por outras doenças. A pesquisa proposta pela Unic Beira Rio foi selecionada para promover o desenvolvimento técnico-científico do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar bem como sua relação com outras profissões de saúde e receberá financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

“A ideia é fortalecer a odontologia dentro do ambiente hospitalar. No Hospital Geral de Cuiabá, que é conveniado à universidade, queremos promover a possibilidade de unir o atendimento assistencial já realizado à capacitação de recursos humanos, pois temos visto mesmo um aumento na participação dos dentistas nas unidades hospitalares em todo o Brasil e queremos incentivar essa participação aqui no estado”, afirma Alexandre Borba, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Integradas da universidade.

Proposto no âmbito do edital Amazônia Legal da Capes, o projeto de pesquisa tem como objetivo principal fomentar a prática do ensino e da pesquisa da odontologia nos ambientes hospitalares, incentivando a qualificação na área e aumentando a participação desses profissionais dentro dessas unidades de saúde. O projeto será desenvolvido ao longo de cinco anos.

Segundo o coordenador do mestrado e doutorado, a Odontologia da Unic é a única no estado que já atua em frentes dentro das unidades hospitalares, fato que será ainda mais fortalecido com o financiamento conquistado para o projeto. “A cirurgia bucomaxilofacial (que lida com a parte cirúrgica da face) e o atendimento a pessoas com necessidades especiais se unem para assistir os pacientes com fissuras labiopalatais e outras más formações da boca e da face. Esses pacientes são cuidados por equipe multiprofissional e recebem assistência desde o nascimento, desenvolvimento da dentição, uso de aparelho ortodôntico, reabilitação com implantes e próteses. Todo esse trabalho assistencial e pesquisas científicas relacionadas serão ser reforçados com o financiamento da Capes”, avalia o professor.

Amazônia Legal – Projeto da Capes que visa incentivar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu, em áreas estratégicas na região da Amazônia Legal, que envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No edital, o programa vai ser contemplado com ajuda de custeio às pesquisas além de oito bolsas de estudo, sendo quatro de pós-doutorado, duas para doutorado e outras duas para mestrado.

UNIC

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.unic.br

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Fonte | Assessoria   Foto | Freepik
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)