Dos cerca de 236 mil  habitantes de Rondonópolis, cerca de 20 mil estão em insegurança alimentar, de acordo com dados do IBGE. Mas estudos indicam que até o final do ano, também como consequência da pandemia, mais 5 mil  pessoas estarão desocupadas na cidade, aumentando mais ainda a fome e a miséria. Em declaração nesta sexta (30), o combate à fome foi um dos temas abordados pelo candidato a prefeito de Rondonópolis,  Dr. KleberAmorim (PT).
Para Kleber, é preciso priorizar o abastecimento alimentar da população, fortalecendo o setor primário, com a compra de 30% da merenda escolar originários da produção local.

Além disso, deve-se incentivar as indústrias e as empresas do Distrito Industrial a também comprar desses produtores, já que consomem uma média grande de refeições por mês.
“A produção rural e a agricultura familiar precisam ser fortalecidas, garantindo alimentação para as famílias e renda a esses trabalhadores”, afirmou Kleber. “E o município pode ser o principal parceiro, priorizando a compra de alimentos para destinação às escolas do Município e demais estruturas que necessitem.

Além disso, melhorar estradas e vicinais, facilitando o escoamento da produção, além de apoiar famílias e pequenos produtores no acesso a linhas de crédito, para investimento na modernização e ampliação de suas produções e cultivos”, declarou Kleber.

Segundo Kleber, a cidade tem diversos espaços que apresentem condições para a comercialização de produtos da região, como as feiras e a criação de um mercado municipal, facilitando o acesso da população a esses alimentos da terra.
“Iremos incentivar eventos de agricultura familiar nos bairros e revitalizar feiras e mercados existentes na cidade, como ainda estimular a cultura da alimentação saudável associada à geração de emprego e renda, incentivando as famílias que têm quintais a cultivar hortaliças, frutas e verduras”.

Revitalizar a área rural de Rondonópolis, com crédito de investimento, assistência técnica, adesão ao SUSAF, desburocratizar o SIM e o acesso a crédito e a  garantia de preço é outra proposta do candidato nessa área, como ainda a criação de programas de agricultura urbana, os cinturões verdes com produção orgânica, na perspectiva da agroecologia,    além da implantação da subsecretaria de agricultura familiar que fomentará microcrédito, apoio técnico, jurídico e contábil aos pequenos produtores, assim facilita a garantia da compra pública de alimentos orgânicos e a construção do Mercado Municipal,  Para Kleber, é urgente transformar a segurança alimentar em política pública de fato para vencer a fome, a desnutrição e outras tantas mazelas que voltaram a envergonhar o país e municípios como Rondonópolis.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *