Emoção, sorrisos, beleza, conscientização sobre os cuidados com a saúde e valorização da autoestima. Assim foi a tarde de 10 mulheres que participaram da ação promovida pela Rede de Hotéis Mato Grosso, na quarta-feira (21.10), no Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá, em parceria com a MTmamma – Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, a quem já lutou ou ainda está em tratamento contra a doença. 

Em alusão ao Outubro Rosa, as mulheres passaram por tratamento de beleza, como manicure, maquiagem, corte e escova. Também ganharam brindes e um café especial. “É um gesto de carinho para demonstrar o quanto são fortes e guerreiras, e que através de seus depoimentos, nos ajudam a cuidar de nós mesmas”, citou a diretora de Marketing da Rede, Adriana Aires.

O momento criado para as mulheres é uma forma de homenageá-las, principalmente por ainda estarem fragilizadas, precisando de carinho, atenção e apoio. “Claro que o principal apoio deve vir da família, mas podemos demonstrar nossa solidariedade”, declarou Lourdes de Oliveira Nigro, diretora Financeira da rede. 

Para dona Lourdinha, como é conhecida, a prevenção e a fé na recuperação são de extrema importância. “Devemos cuidar da nossa saúde, mas essa doença é trapaceira, chega sem avisar, por isso, precisamos sempre estar atentas. E para quem está enfrentando essa tempestade, tem que segurar nas mãos de Deus e de Nossa Senhora, que nos dão força para vencer”, completou. Ela declamou duas poesias que emocionaram os presentes, uma de autoria de sua mãe e outra de Dom Aquino Corrêa. 

Uma das assistidas da MTmamma que esteve no local é a engenheira agrônoma Silvana Felício Alves, de 48 anos. Convivendo com a doença desde 2015, ela faz questão de contar sua história de luta contra o câncer de mama. 

“Tenho fibromialgia e para mim sentir dor era normal, até que em exames de rotina descobri o câncer de mama. Iniciei o tratamento pelo SUS e sou muito grata pelas pessoas que Deus colocou no meu caminho, incluindo a MTmamma. Aprendi a amar e me identifiquei com muitas pessoas, sou muito grata”, diz. Atualmente, Silvana realiza novo tratamento após o câncer evoluir para outros órgãos, além da mama. 

Outra história é da enfermeira Juliane Fonseca, de 45 anos. Por ironia do destino ou não, como ela mesma conta, pois dava aula de saúde da mulher e ensinava sobre o autoexame, quando detectou o câncer durante o banho, há cerca de 1 ano. “Questionei, porque comigo? Jovem, com planos no trabalho, estudava doutorado, fazia o autoexame rotineiramente, e logo comigo? Não queria acreditar”, contou. 

Juliane passou por todas as fases do tratamento, quimioterapia, cirurgia e radioterapia, esta última, para ela a pior fase. “A radio feriu e queimou muito, tive queimaduras sérias, mas hoje estou em acompanhamento, tomando medicação e muito bem. Oriento a todas as mulheres a fazerem o autoexame e procurarem ajuda assim que desconfiarem de algo”, reiterou.

Autoexame

O autoexame e outros tipos de exames regulares são orientações constantes da campanha Outubro Rosa, instituída no Brasil desde 2002, cuja missão é divulgar informações para detecção precoce do câncer de mama, que atinge majoritariamente mulheres. Dona Clara Maria da Fonseca, de 74 anos, outra assistida e voluntária da MTmamma, descobriu o câncer há 30 anos. “Nós dizemos que o câncer está estabilizado e vamos seguindo a vida, com alegria e fé”, reforçou a divertida senhora de olhos simpáticos.

A presidente da MTmamma, Cleuza Dias Leite, agradeceu a disponibilidade da Rede de Hotéis em oferecer a ação, especialmente neste ano diferente. “Está sendo muito difícil, os encontros que tínhamos semanalmente deixaram de existir por conta da pandemia, então faz muita falta esse contato, o carinho  e o mimo, que são muito importantes para quem está em tratamento”, conclui.

A tarde de beleza contou com a parceria das empresas MesaLinda, Gabriel Bandeira Fotógrafo, Studio Maiara Abreu, Conexão 65 Tecnologia Eventos, Amei Presentes e Paloma Oliveira Acessórios. 

Sobre a Rede de Hotéis Mato Grosso

Pioneira no estado, com 54 anos de história, a Rede de Hotéis Mato Grosso é formada por seis estabelecimentos: Hotel Mato Grosso, Mato Grosso Palace Hotel, Hotel Mato Grosso Águas Quentes, Pantanal Mato Grosso Hotel, Paiaguás Palace Hotel e Hotel Fazenda Mato Grosso, todos localizados em pontos estratégicos em Cuiabá e em áreas de preservação do Estado.

Mais informações pelo site: hotelmt.com.br.
Fonte | Assessoria  Foto | Gabriel Bandeira Fotógrafo
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *