O prefeito José Carlos do Pátio (SD) vai criar o terceiro turno para o atendimento da odontologia em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), caso seja reeleito. O horário será estendido das 18h às 24h, mesmo período em que hoje médicos e enfermeiros da rede já atendem nas unidades de saúde do município. O anúncio do prefeito, candidato pela Coligação Rondonópolis nos Trilhos do Desenvolvimento Econômico e Social (PP, PTB, Rede, PSD, PCdoB, Solidariedade e PV), foi feito no final da tarde desse domingo (25), no encerramento de uma grande caminhada por um dos maiores bairros de Rondonópolis, o Pedra 90.

Durante a caminhada, José Carlos do Pátio recebeu homenagem de um grupo de dentistas que trabalha na rede de saúde. O prefeito recebeu uma camiseta alusiva ao Dia Nacional do Dentista, que se comemora em 25 de outubro. Os profissionais agradeceram o prefeito que, ao assumir a gestão, em 2017, transformou o atendimento do serviço de odontologia instalando mais de 50 consultórios novos, equipados com os mais modernos equipamentos.

“Nós vamos implantar o terceiro turno de odontologia na rede municipal. Este é o respeito que nós temos ao nosso dentista e ao cidadão. Quero aqui dizer a todos os dentistas: nós vamos ampliar o terceiro turno. Porque o trabalhador não tem tempo para tratar seu dente durante o dia. Das 18 horas até a meia noite vai ter médico no terceiro turno, vai ter dentista, vai ter enfermeiro”, disse o prefeito, que estava  acompanhado por candidatos a vereador, apoiadores, pela primeira-dama, dona Neuma, e o vice de sua chapa, empresário Aylon Arruda (PSD).

O prefeito lembrou, ainda, que ao assumir encontrou na saúde pública para atender a zona rural apenas um carro Fiat, sem ar condicionado, e em sua gestão foram adquiridas cinco caminhonetes (com ar condicionado) para apoiar o atendimento nestas regiões, que hoje também recebem o serviço odontológico e também poderão ter o atendimento da odontologia ampliado em um terceiro turno. Para a criação do terceiro turno será necessário antes a aprovação do Legislativo Municipal, visto que implica também na autorização para novas contratações, já que a demanda por profissionais deve aumentar.

PRIMEIRO DENTISTA

Durante a conversa com os profissionais da odontologia, o prefeito José Carlos do Pátio fez uma declaração que, para ele, muitos não sabiam: seu pai, Altamirando de Araújo Miranda, foi o primeiro dentista de Rondonópolis. “Hoje ele tem mais de 90 anos e foi o primeiro dentista com curso superior, formado, que chegou a Rondonópolis. Antes da chegada dele só tinha prático. Após a chegada de meu pai começaram a chegar outros dentistas, como o doutor Victor Hugo, que depois foi até vereador desta cidade, e outros dentistas. Eu quero aqui agradecer vocês pela homenagem”.

Para a dentista Itamara Brantes, 57 anos, que trabalha há 8 anos na rede de saúde municipal, o prefeito José Carlos do Pátio fez uma odontologia diferenciada em Rondonópolis, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a que tem maior produtividade no País. “A melhor odontologia do Brasil é a nossa. Quando José Carlos do Pátio assumiu, tinha cadeira amarrada com arame, e hoje as cadeiras são todas novas. Tem consultório particular que não oferece o material que nós oferecemos. Nossa odontologia é de excelência”, afirmou a profissional, que trabalha em vários PSFs (Programa Saúde da Família) fazendo próteses.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, o número total de próteses realizadas em 2016 foi de 449. Já em 2019, esta quantidade saltou para 1.409, um crescimento de 213,81%. O número de restaurações quase dobrou, passando de 44.790, em 2016, para 89.180, em 2019, um aumento de 99,11%. Os dados mostram, ainda, que os procedimentos ambulatoriais dos cirurgiões dentistas aumentaram em 52,36% no município, crescendo de 336.424 em 2016 para 512.561 em 2019.

PEDRA 90

Na caminhada pelas ruas do Pedra 90, o prefeito e seu candidato a vice, Aylon Arruda, cumprimentaram os moradores e destacaram as diversas obras e melhorias realizadas no bairro. Dentre os serviços realizados na região, o prefeito citou o Parque do Escondidinho, que já está com 70% das obras concluídas, a reforma da Escola Municipal Melchiades Figueiredo Miranda (com ar condicionado), que recebeu também nesta gestão uma quadra coberta, a construção de uma praça, a revitalização do asfalto existente e também a pavimentação de várias ruas, cujas obras estão em andamento.

Pátio também mencionou a implantação em 100% no Pedra 90 da rede de esgoto e de água,  a criação de creches na região, a reforma do PSF que foi construído em seu primeiro mandato, e a implantação de luz LED na avenida principal. “Se Deus quiser e eu voltar [como prefeito], quero deixar o bairro todo com LED. Entregamos títulos de propriedade para os moradores, revitalizamos o asfalto existente, foram muitas obras e em poucos dias o asfalto estará concluído em 100 por cento. Eu tenho um amor muito grande pelo Pedra 90. Eu vi esse bairro nascer e crescer”, disse o prefeito.

Ao ser cumprimentada pelo prefeito, a moradora Leila Francisco, 50 anos, disse que, para ela, José Carlos do Pátio é o mais competente dos candidatos. “Ele vai dar continuidade ao trabalho que vem fazendo”, afirmou Leila, que mora há 30 anos no bairro.

No encerramento da caminhada, o prefeito pediu aos candidatos a vereador e aos apoiadores que continuem mobilizados até o dia da eleição, em 15 de novembro.  O candidato a vice, empresário Aylon Arruda, também reforçou a convocação. “Quero dizer pra vocês que devemos continuar firmes. Muito se fez nesse bairro e muito ainda podemos fazer. Não se deixem levar pela oposição que promete muito, mas não tem como fazer. Porque política se faz com grupo, com articulação e experiência, e a melhor opção para Rondonópolis é José Carlos do Pátio, o 77, e Aylon Arruda de vice”, disse aos moradores.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)