O conteúdo produzido em parceria com o IAC está disponível gratuitamente na plataforma de treinamentos da entidade

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) elaborou um manual inédito e gratuito de segurança para a aplicação de defensivos agrícolas. Além da relevância para o produtor rural, o material beneficia todos os envolvidos na cadeia de produção agrícola, sendo ainda um grande aliado de técnicos e pesquisadores.

O documento de 56 páginas foi elaborado em parceria com o Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Os defensivos agrícolas são produtos essenciais para a agricultura, mas precisam de cuidados especiais”, destaca o presidente do Sindiveg, Júlio Borges Garcia. “Orientar sobre o uso desses recursos de forma correta e segura é uma preocupação constante do sindicato e das empresas associadas. Ações como essa são benéficas tanto para as plantações como para o produtor, o meio ambiente e a sociedade.”

Com o objetivo de abordar a segurança no trabalho com agroquímicos e a correta seleção e utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), o manual apresenta todas as etapas do ciclo de uso desses produtos agrícolas – desde a compra até o descarte final das embalagens e de sobras. “Com informação, podemos otimizar aplicações, evitando o desperdício de defensivos e a dispersão de resíduos”, diz Júlio.

Entre os grandes temas abordados pelo manual estão o risco e a segurança de defensivos; a toxicidade dos agroquímicos; os equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como os momentos ideais para usá-los, as formas de vesti-los e de limpá-los; a higiene pessoal pós-contato com esses produtos; a utilização e o descarte; a interpretação de pictogramas; e dados sobre intoxicação e primeiros socorros.

O desenvolvimento da percepção do risco aliado a um conjunto de informações atualizadas, incluindo regras básicas de segurança são as ferramentas mais importantes para evitar a exposição e assegurar o sucesso das medidas individuais de proteção à saúde do agricultor. Além disso, com mais proteção e aplicações efetivas, as lavouras estarão protegidas de pragas e doenças.

Treinamento on-line e gratuito

O “Manual de Segurança na Aplicação de Agroquímicos” está disponível de forma digital e gratuita para todos os participantes do primeiro módulo do treinamento online do Sindiveg, que tem como tema “Segurança na Aplicação de Defensivos Agrícolas”. Lançada em agosto, a plataforma fornece certificados ao final de cada módulo. A realização do treinamento pode ser feita no site treinamentos.sindiveg.org.br.

Sobre o Sindiveg 

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua em prol do fortalecimento e da valorização da comunicação e da imagem do setor, assim como promove o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *