Aliados do produtor, o representante é o principal elo da cadeia de nutrição animal

Um dos primeiros rostos a serem vistos de uma empresa são os representantes comerciais, são eles quem vivem o dia a dia do produtor, e por tanta convivência passam a entender desde onde o calo aperta, até a música que as vacas preferem pra dar leite. São laços que começam em um papo sobre a necessidade nutricional, a melhora de performance e o rendimento mais eficiente. E que os tornam, pouco a pouco, parte daquela família no campo. Como coloca Carlos Augusto: “com o apoio na parte técnica, que nos proporciona entregar da melhor maneira possível maior rentabilidade por produtor, nos permite também apresentar soluções para que eles possam desenvolver ainda mais suas atividades de corte ou leite. E, por consequência, vê-los prosperar, acaba sendo gratificante pra mim, pois acabo me tornando parte e peça fundamental pros meus clientes”, explica o representante da Cargill Nutrição Animal.

O mercado de bovinos no Brasil é múltiplo e pulverizado. Território amplo, muitos estados com condições diversas de temperatura, pressão, umidade e nutrientes na terra, demandam profissionais especializados e preparados e é por isso que a Cargill Nutrição Animal não parou em seu primeiro modelo de representação há aproximados 20 anos atrás e continua evoluindo com representação e outras formas de acessar o mercado de forma técnica e comercial. “Há cerca de cinco anos, começamos a criar de forma mais estruturada uma área interna chamada canais indiretos, exclusivamente pra olhar para esse canal do mercado, para o representante comercial. O que nos motivou, era nossa missão de avançar em todas as regiões do país em pecuária de corte e leite, para que pudéssemos juntos levar até estes estados e produtores nossas soluções. Isso só seria possível criando uma rede de parceiros, robusta, capacitada e técnica, que fornecem soluções e suporte no que os clientes precisam”, explica Gabriel Toledo – gerente de canais indiretos da Cargill Nutrição Animal.

Os últimos anos foram de investimento e ainda mais estrutura, e parte desse trabalho foi dedicado ao treinamento destes profissionais. “Tenho 11 anos como representante da Nutron e o que sempre me motivou a representar a empresa foi a sua sólida visão técnica e sempre em busca de inovação. Mas, também e sobretudo essas características aliada a sua preocupação de evolução constante da equipe interna e externa me possibilitaram a ter um apoio robusto no campo em termos de conhecimento”, conta Percival Firmato de Almeida Júnior – representante da Cargill Nutrição Animal.

Mas, qual é o perfil que a Nutron busca no quesito representante? Os profissionais que atuam nesse mercado devem ser alguém que já estão inseridos no mercado rural, no dia-a-dia da produção de carne, leite, ovos, que já tenha conhecimento técnico comercial. “E que isso, se agregue a um portfólio e de serviços que nós, Nutron, também temos para o cliente. É uma pessoa que vai ser parceira do cliente lá na ponta, levando soluções para ele”, orienta Toledo.

Um trabalho desafiador, mas que permite mudar a realidade de uma fazenda, e entregar resultados ainda melhores que os anteriores é o que um representante qualificado faz. Como conta Juliana Abadia Granjeiro sobre uma história do campo: “Tem um case que marcou muito para mim, talvez por ser um dos meus primeiros clientes. Ele era um grande cliente de outra empresa de nutrição na época. O visitei algumas vezes, e ele me recebia muito bem, mas nunca falávamos sobre negócios. Em certa ocasião, chegou a me dizer que não tinha nada para ser melhorado dentro do negócio dele, mesmo assim não desisti e continuei buscando abertura para apresentar meu trabalho, e consegui. Assumimos 100% da conta desta propriedade e, hoje ele se tornou um grande amigo e, divulgador do meu trabalho”, conta ela. Estar ao lado do produtor é um dos valores mais importantes para a Cargill e por isso, ter uma rede de parceiros que representem sua marca é tão importante. “O representante hoje é o principal canal de vendas e acesso ao mercado de corte e leite e ele está no coração do nosso negócio, e está nos nossos planos para os próximos anos. Nos últimos 5 anos, já multiplicamos por mais que 10 os canais indiretos”, conta Toledo.

Trabalhar em um setor técnico comercial demanda também que os valores sejam compatíveis entre empresa e representante e por isso, Luciano Rambo conta que um valor para ele é ter um perfil como difusor de tecnologia, em comum com a empresa, e complementa: “pra mim foi muito importante descobrir isso e o fato de que eu que já admirava a forma de trabalho da Nutron, e que via o quanto ela sempre está ao lado do produtor ajudando ele a prosperar e, passei a fazer o mesmo no meu dia-a-dia e, isso bate com meu perfil, conta o representante da Cargill Nutrição Animal.

As tecnologias não param e a inovação é assunto diário dentro de todas as unidades produtivas e da cadeia de nutrição como um todo e por isso, cada vez é necessário ter pessoas ainda mais dispostas a aprender e a serem ensinadas. “O representante é crucial e esperamos poder continuar suportando os que estão conosco e atingir novos clientes através desse time, trazendo e suportando-os com treinamentos e ferramentas, para que juntos a gente tenha sucesso na entrega das melhores soluções e qualidade pros clientes”, encerra Gabriel Toledo.

Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal, por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 20 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. http://www.nutron.com.br.

Sobre a Cargill

Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias .
Fonte | Assessoria
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