Professores interessados em realizar avaliação in loco dos cursos de graduação devem se inscrever pelo Sistema e-MEC e comprovar titulação acadêmica

Professores interessados em compor o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) podem se inscrever no processo seletivo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo domingo, 11 de outubro. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema e-MEC.

Entre os requisitos exigidos, todos os interessados devem possuir, impreterivelmente, graduação nas áreas especificadas pelo edital da seletiva, além de titulação mínima de mestre. Também é necessário comprovar exercício de docência. Caso o professor queira realizar avaliação de cursos presenciais, deve possuir também, no mínimo, um ano de experiência como docente em curso presencial.

Já no caso de professores interessados em avaliar cursos a distância, o requisito exigido – além de graduação e mestrado – será a experiência mínima de um ano como docente em educação a distância ou em equipe multidisciplinar. Experiências a partir de um ano em tutoria também estão entre os requisitos contemplados pelo edital para as avaliações de cursos a distância.

Seleção – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos de graduação das instituições de educação superior. Compete à Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) da autarquia a gestão dos bancos de avaliadores. Nesse sentido, é importante destacar que apenas os selecionados com aproveitamento satisfatório no curso de capacitação e que também cumpram as demais condições para ingresso no BASis poderão integrar comissões de avaliação externa in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O resultado do processo seletivo será divulgado a partir do dia 25 de outubro.

Outros requisitos – Para participar da seleção, é indispensável que o candidato seja docente da educação superior pública ou privada e possua titulação universitária reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) compatível com o perfil necessário. Os interessados também não podem pertencer ao quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Inep, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de não poderem exercer atividade de consultoria educacional enquanto estiverem vinculados ao BASis.

BASis – O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é o cadastro nacional e único de avaliadores que compõem as comissões responsáveis pela avaliação externa in loco dos cursos de graduação e das instituições de educação superior.

Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é responsável pela avaliação das instituições, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Uma de suas finalidades é a melhoria da qualidade da educação superior brasileira.

Acesse o edital do BASis

Acesse o Sistema e-MEC

Fonte | Assessoria INEP

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *