A qualificação dos profissionais inclui habilitação em primeiros socorros; Pátio sugere que se qualifiquem também como técnicos de enfermagem

Durante encontro com alunos de um curso de bombeiro civil neste domingo (04), o prefeito de Rondonópolis e candidato à reeleição, José Carlos do Pátio do pátio (SD), assumiu o compromisso de ampliar a oferta de vagas na área pública de saúde para os profissionais que se formam nesta atividade no município. A reunião foi realizada na sede de uma empresa de Segurança de Trabalho que já formou 540 profissionais aptos a atuarem não só em Rondonópolis, mas em outras cidades do Estado.

Acompanhado pelo candidato a vereador Dr. Jonas Rodrigues (SD), Pátio foi recebido por Fagner Machado, proprietário da empresa que realiza cursos de treinamento de segurança do trabalho e emite documentos de segurança para empresas privadas e públicas. A empresa é a única na região Sul credenciada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Durante o encontro com os alunos, Pátio sugeriu que eles também  fizessem o curso de Técnico de Enfermagem, o que amplia a oferta de trabalho. “Quando vejo estes jovens, que têm conhecimento de primeiros socorros, e com mais os conhecimentos técnicos de enfermagem, tem vaga que vai sobrar”, disse José Carlos do Pátio, que é candidato pela Coligação Rondonópolis nos Trilhos do Desenvolvimento Econômico e Social (PP, PTB, Rede, PSD, PCdoB, Solidariedade e PV).

No curso de bombeiro civil, que dura um ano, o aluno é habilitado também na prestação de primeiros socorros e se tiver o curso de Técnico de Enfermagem pode trabalhar, inclusive, nas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) como socorrista. “Se tiver os dois cursos já sai na frente. Hoje, 70% dos funcionários de resgate da empresa que trabalha nas rodovias BR 364 e 163 são bombeiros civis”, disse Machado.

Atualmente, em torno de 50 bombeiros civis trabalham na defesa civil no município e em órgãos de saúde. Durante a reunião, o prefeito disse que pretende ampliar a estrutura de unidades de saúde, como o hospital de retaguarda da UPA, o Hospital da Criança e o Hospital Municipal.  “Faço aqui o compromisso de ampliar nossa estrutura de bombeiro civil”, disse José Carlos do Pátio, lembrando que construiu o prédio do Samu e está ampliando a retaguarda da UPA. “Vamos precisar de mais gente com primeiros socorros [habilitação] nos hospitais”, acrescentou.

Durante a reunião, o proprietário da empresa entregou ao prefeito um pré-projeto com várias sugestões, dentre elas, prevendo a atuação do bombeiro civil na Defesa Civil; nas escolas, com a brigada de combate a incêndio; e também a criação da Brigada Municipal.

PRIMEIRA COORDENADORA

Na chegada à empresa, o prefeito foi abraçado pela avó do proprietário, dona Geni Reis, de 69 anos. Ela é pioneira da Vila Operária e foi coordenadora da campanha da primeira eleição de José Carlos do Pátio em 1988, quando ele se elegeu pela primeira vez como vereador. Ao longo destes últimos 33 anos, ela vem acompanhando a trajetória política do candidato à reeleição, que inclui mandatos de vereador, deputado estadual e prefeito. “Para mim, nunca houve um prefeito igual a ele. Toda a minha família, sobrinhos, primos, filhos, netos apoia Zé do Pátio”.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)