Observatório da UFMT participa de monitoramento internacional de mídia

Observatório da UFMT participa de monitoramento internacional de mídia

Pela primeira vez uma equipe de Mato Grosso faz parte do Global Media Monitoring Project (GMMP), o maior e mais antigo monitoramento internacional sobre representações de gênero na mídia mundial. Ao todo, mais de 120 países integram o projeto em 2020, que tem como objetivo monitorar as representações e promover a igualdade por meio da mídia. O Pauta Gênero – Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compõe a base da primeira e única equipe formada no Centro-Oeste brasileiro, que realizou a coleta de dados na última terça-feira (29).

O levantamento recolhe dados sobre indicadores de gênero nas notícias como: presença de mulheres nas notícias, indícios de preconceito e reforço de estereótipos. A iniciativa global é formada por grupos de direitos das mulheres, organizações da sociedade civil, associações e sindicatos de profissionais de mídia, estudantes universitários e pesquisadores. O monitoramento acontece desde 1995 e é realizado de cinco em cinco anos. A observação ocorre em diversos veículos de comunicação, como jornais impressos, programas de rádio, telejornais e portais de notícias. Em 2020 é a primeira vez que perfis jornalísticos no Twitter serão analisados.

A professora da Faculdade de Comunicação e Artes e coordenadora do Pauta Gênero, Tamires Ferreira Coêlho, destaca a importância da participação do grupo no estudo. “É muito emblemático ter nosso observatório como a base da equipe que representa o Centro-Oeste neste projeto legitimado internacionalmente. Isso ajuda a visibilizar cientistas e estudantes que se dedicam à área na UFMT e a consolidar tanto a importância de se monitorar a mídia quanto a necessidade de observar as desigualdades de gênero nas coberturas midiáticas de nosso estado, nossa região e nosso país”, afirma.

A equipe brasileira reúne mais de 60 integrantes espalhados pelas cinco regiões do país. O grupo do Centro-Oeste ficou responsável por monitorar a edição impressa e o perfil do Twitter do jornal Folha de S. Paulo, além do Jornal da Record, principal telejornal da emissora. Depois da coleta de dados, é realizada uma codificação em que o conteúdo das publicações passa por análises quantitativas e qualitativas. Ao todo, 23 veículos de comunicação nacionais são monitorados neste ano.

Sobre o Pauta Gênero

O Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero é um projeto da Faculdade de Comunicação e Artes que tem como objetivo ser uma ferramenta de observação crítica dos meios e processos comunicativos para reflexão sobre as desigualdades de gênero da sociedade. A equipe é formada por docentes de Jornalismo, estudantes de graduação e de pós-graduação e egressos da UFMT.

Acesse o blog do Pauta Gênero. O projeto também está no Facebook e Instagram.

(A foto em anexo traz o registro de uma reunião virtual para o monitoramento com boa parte da equipe do observatório).

Fonte | Assessoria

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