Abertura acontece sábado, dia 03 de outubro, das 18:00 até as 21:00. As organizadoras alertam para as medidas de segurança durante visitação no espaço.

O Centro Cultural  Casa das Pretas, será inaugurado neste sábado, dia 03 de outubro, com visitação aberta ao público a partir das 18h até às 21h. O endereço do local é Rua Governador Rondon nº 25 em frente à Praça da Mandioca (final da Rua Pedro Celestino), bairro Centro Norte, Cuiabá-MT.

A equipe gestora da Casa das Pretas informa que o uso de máscara é obrigatório, assim como a higienização das mãos com álcool que será disponibilizado no local. “É importante frisar que mesmo o espaço sendo amplo, adentrarão o recinto pequenos grupos a fim de evitar aglomeração, mantendo o distanciamento como norma de segurança”, afirma Antonieta Costa, fundadora do IMUNE e gestora do espaço.

O Centro Cultural Casa das Pretas é a materialização do sonho coletivo do Instituto de Mulheres Negras (IMUNE) que neste mês de outubro completa 18 anos, de criar uma sede para torná-la um centro de referência acessível e aberto a toda população, especialmente para as mulheres negras, com intuito de potencializar o trabalho de artistas e produtores culturais negros, como também dinamizar o afroempreendedorismo a nível local. A Casa das Pretas é gerida por uma equipe multidisciplinar com mulheres negras plurais, formada por: Paty Wolff, Gilda Portela, Natália Nogueira, Isabela Ferreira, Juliana Segóvia, Antonieta Costa e Jackeline Silva.

Para a Paty Wolff, “a Casa das Pretas é um espaço de aquilombamento. Quando essa pandemia passar, já vejo saraus, muitas rodas de capoeira, apresentações teatrais, oficinas e cirandas em nosso quintal. Aqui será lugar de muito afeto e alegria também.”

A Casa das Pretas é um espaço multicultural e de uso coletivo, destinado a fomentar e divulgar cultura afro-matogrossense. Para Antonieta Costa “a nossa meta é oportunizar a toda população, especialmente aos afrodescendentes, conhecer e desfrutar a arte, participar de formações, adquirir artesanato, assistir as manifestações culturais protagonizadas por negras/os da nossa cidade, do nosso estado e até de outros países”.

O Centro Cultural Casa das Pretas está em fase de estruturação, o intuito é montar uma biblioteca com literatura infanto- juvenil;  uma sala que vai abrigar galeria de exposições; uma lojinha de artesanatos afro; sala para atividades educativas e de formação profissional para gerar renda, visando profissionalização e fortalecimento da autoestima por meio da estética afro (tranças, penteados, tratamento capilar, turbantes e acessórios); além de oficinas de moda afro e bonecas negras no ateliê de costura.

Estamos muito otimistas e acreditamos que, tomando as medidas de segurança em saúde, conseguiremos possibilitar à comunidade negra, especialmente às mulheres negras e juventude, alternativas para gerar renda e superar a situação de vulnerabilidade social agravada pela covid-19, reafirmando o nosso compromisso com a equidade, inclusão social e econômica, afirmam as gestoras.

SERVIÇO

Inauguração do Cento Cultural Casa das Pretas

Data: 03/10/2020

Horário: das 18h até as 21h

Endereço: Rua Governador Rondon nº 25 em frente à Praça da Mandioca (final da Rua Pedro Celestino), bairro Centro Norte, Cuiabá-MT

Informações: casadaspretasmt@gmail.com

Instagram: @casadaspretasmt @imunemt

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)