O calor e o deslocamento de uma frente fria associada a um forte ciclone extratropical formaram áreas de instabilidade sobre o Sul de do Brasil que espalharam nuvens bastante carregadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Além de fortes pancadas de chuva de raios, estas nuvens produziram violentas rajadas de vento e granizos enormes em alguns locais. Os três estados da Região Sul registraram rajadas de vento superiores aos 80 km/h, mas em Santa Catarina e no Paraná, as rajadas passaram dos 100 km/h.

Confira as rajadas de vento mais intensas registradas na Região Sul pela medição do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento meteorológico e ambiental do governo de Santa Catarina.

Cidade (UF) Velocidade da rajada (km/h) Dia/hora
Água Doce (SC) 128 27/9, 22h
Caçador (SC) 115 27/9, entre 17h e 18h
Chapecó (SC) 104 27/9, entre 23h e meia-noite
Bom Jardim da Serra (SC) 101 27/9 entre 22h e 23h
Planalto (PR) 100 27/9 entre 22h e 23h
Passo Fundo (RS) 84 27/9 entre 8h e 10h
Major Vieira 82 27/9 entre 20h e 21h
Colombo (PR) 80 27/9 entre 18h e 19h
Xanxerê (SC) 80 27/9 entre 21h e 22h

Menos chuva e menos vento nesta segunda-feira

O ciclone extratropical que ajudou a formar as nuvens carregadas já está se afastando do Sul do Brasil, enquanto a frente fria avança para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo assim, áreas de instabilidade ainda ficam sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira, 28, porém atuam com menos força.

Ainda há risco de temporal nesta segunda-feira na região da Grande Curitiba, no litoral do Paraná, no litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. 

Pancadas de chuva moderadas a forte e com raios ainda podem ocorrer nas demais áreas do Paraná, em todas as regiões catarinenses e no norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

As rajadas de vento ainda podem ocorrer, mas menos intensas, com até 80  km/h.

Na terça-feira, 29 de setembro, o sul e o leste do Paraná, todo o estado de Santa Catarina e quase todo o Rio Grande do Sul (exceto o sul gaúcho) já terão vários períodos com sol, mas ainda há condições para pancadas de chuva.

Nova frente fria

A população da Região Sul deve ficar a atenta para novos temporais com ventania a partir da quarta-feira, 30 de setembro, com a chegada de uma forte frente fria.

Fonte | Assessoria Climatempo

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *