Saiba como inserir ou alterar informações, anexar documentos e efetuar o cadastro. Inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de outubro de 2020

Interessados em participar do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 podem se inscrever na primeira etapa do exame. O período de inscrições vai até o dia 2 de outubro e os cadastros são realizados exclusivamente pela internet, no Sistema Revalida. A prova escrita será aplicada no dia 6 de dezembro. A seguir, você confere o passo a passo para navegar no sistema, inserir ou alterar informações, anexar documentos e efetuar a inscrição.

A inscrição deve ser realizada pelo Sistema Revalida, no período entre as 10h do dia 21 de setembro de 2020 e as 23h59 do dia 2 de outubro de 2020 (horário de Brasília). Ao acessar a página, o candidato deverá inserir o CPF e a data de nascimento.

É importante lembrar que dados pessoais, como nome, nome da mãe, data de nascimento e sexo, são vinculados à base de dados da Receita Federal do Brasil. Caso queira corrigir alguma informação pessoal, antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações e, se for o caso, alterá-las na Receita Federal. A atualização, no Sistema Revalida, dos dados provenientes da Receita Federal, após alteração realizada pelo participante, deve ser solicitada ao Inep, por meio da Central de Atendimento (0800 616161). A visualização da atualização estará disponível na divulgação dos resultados. Os demais dados informados pelo participante na inscrição podem ser alterados, mas apenas durante o período de inscrição.

Passo a passo: 1 – Acesse revalida.inep.gov.br.

2 – Insira seus dados pessoais (CPF e data de nascimento) e confira as informações complementares apresentadas automaticamente pelo sistema (nome e filiação).

3 – Após a inserção dos primeiros dados pessoais, anexe uma foto (mostrando apenas o rosto) e, em seguida, informe o endereço residencial, por meio do CEP. Clique em “Próximo”.

4 – Insira as informações do país e da instituição de graduação (caso não encontre o nome de sua instituição, selecione “Outro” e digite o nome correto).

5 – Insira informações sobre o diploma e anexe as imagens do certificado (cada arquivo deve ter tamanho máximo de 2 MB e estar no formato PDF, PNG ou JPG). Clique em “Próximo”.

6 – Caso necessite de atendimento especializado, especifique-o no campo “Atendimento”. O participante que fizer a solicitação deve inserir, se solicitado pelo sistema, documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação. Para ser considerado válido para análise, o documento deve conter nome completo, diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. Clique em “Próximo”.

7 – Caso necessite, solicite tratamento pelo nome social. Em seguida, insira os dados e documentos comprobatórios necessários. Clique em “Próximo”.

8 – Insira a unidade da Federação e o município de prova. Clique em “Próximo”.

9 – Informe os dados de contato (telefone e e-mail). Clique em “Próximo”.

10 – Em seguida, no campo “Inscrição concluída”, confira as informações e salve a inscrição. O candidato deve estar ciente de que, se prestar qualquer informação falsa ou inexata, durante a inscrição, ou não satisfizer todas as condições estabelecidas em edital e nos demais instrumentos normativos, será eliminado do exame a qualquer tempo.

11 – Após salvar a inscrição, você deverá receber a seguinte confirmação e orientação: “Sua inscrição na 1ª etapa do Revalida foi enviada com sucesso”. Em algumas horas, seu boleto estará disponível para impressão e pagamento. Para realizar a impressão do boleto, acompanhar sua inscrição, suas solicitações, visualizar seu local de provas e consultar seu resultado, é necessário se cadastrar no portal gov.br e criar uma senha de acesso. Caso já tenha se cadastrado anteriormente, realize seu acesso na Página do Participante.

Perguntas Frequentes – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com uma página, em seu portal oficial, com respostas para as perguntas frequentes sobre o Revalida 2020. Com isso, interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito do exame. A série é dividida em tópicos de fácil acesso e leitura, em que são abordados temas como as opções de processos para revalidar diplomas de medicina expedidos por universidades estrangeiras, os requisitos mínimos para participar do Revalida, documentação necessária e cronograma detalhado da primeira etapa do exame, com as principais datas, desde a inscrição até a divulgação dos resultados finais.

Taxa de inscrição – O valor da taxa de inscrição na primeira etapa do Revalida 2020 é de R$ 330 (trezentos e trinta reais), conforme item 6.1 do Edital n.º 66, de 10 de setembro de 2020. Na hipótese de aprovação na primeira etapa de avaliação, o participante deverá se inscrever para a segunda etapa de avaliação e emitir novo boleto para pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será divulgado em edital próprio.

Revalida – O exame é aplicado pelo Inep desde 2011 e tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país. A revalidação do diploma é responsabilidade das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Acesse o edital do Revalida 2020

Confira a Matriz de Referência do Revalida

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Fonte | Assessoria INEP

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