Lançado pela Resultados Digitais, livro reúne ações práticas para empresas que querem melhorar a estratégia em áreas como conteúdo, redes sociais, growth hacking e conversões. Confira 10 das dicas

A quarentena causada pela pandemia de coronavírus acelerou o processo de transformação digital das empresas. De acordo com a pesquisa Panorama PMEs : Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada , realizada por Resultados Digitais, Endeavor Brasil e PEGN em maio deste ano, 78,2% das PMEs dizem que seus canais de relacionamento passaram a ser primariamente digitais e 85,8% afirmaram que o marketing de conteúdo passou a ser mais representativo na estratégia da empresa.

Com base neste cenário, a Resultados Digitais , líder no desenvolvimento de software de marketing e vendas para PMEs, lançou gratuitamente o ebook 158 dicas rápidas de Marketing Digital para você aplicar ainda hoje . São ações a serem tomadas em frentes que vão desde a produção de conteúdo e SEO, passando pelo e-mail marketing, até como criar métricas e analisar resultados.

O objetivo principal é melhorar o desempenho de todas as ações envolvendo o Marketing Digital das pequenas e médias empresa e aumentar a geração de leads e vendas. Para ter uma amostra do conteúdo, a RD listou 10 dicas que compõe o ebook, que pode ser baixado na íntegra neste link.

1. Produção de conteúdo é a prioridade nº 1

Se sua empresa tiver de optar por um único grande esforço em Marketing Digital, opte pela produção de conteúdo. Além do valor do conteúdo por si só e na possibilidade de ser encontrado nas pesquisas do Google, ele tende a gerar resultados também nas ações dos canais de divulgação, como as Redes Sociais e Email Marketing.

2. Mantenha a consistência na produção de conteúdo

A consistência é essencial para gerar bons resultados. Então defina um calendário de publicações e procure seguir ele à risca. Isso também ajuda a escolher dias melhores para divulgar os posts (finais de semana, por exemplo, não costumam gerar muitos acessos).

3. Foque em ajudar a sua audiência, e não só em se promover

Evite fazer com que o conteúdo da sua empresa seja sempre auto promocional. Na internet esse tipo de abordagem não vai funcionar. Para conseguir ter retorno concreto com as ações de Marketing Digital, foque em conteúdos que resolvam as dores descritas nos seus perfis de Personas.

4. Ofereça uma boa experiência para cada usuário

As pessoas procuram por informação, mas elas procuram por informação rápida, de fácil acesso e em um formato agradável ser consumida. Por isso, certifique-se de que seu site oferece seu conteúdo de forma rápida e acessível em todos os formatos pelos quais é consumido.

Pense bem: quantas vezes você já desistiu de consumir algum conteúdo porque a página demorou a carregar? Quantas vezes você desconfiou de um site e saiu porque o layout era meio “suspeito”? É importante evitar essa sensação no seu público.

5. Acompanhe notícias e tendências para produção de conteúdo

Acompanhar o que está acontecendo na sua área de atuação vai ajudar a descobrir conteúdos com potencial de viralizar e aproveitar demanda momentânea sobre determinado assunto. Faça isso acompanhando sites ou blogs nacionais e internacionais, olhando o Google Trends, Tranding Topics do Twitter e termos relevantes cadastrados no Google Alert.

6. Desenvolva estudos, pesquisas e relatórios

Além de ser uma excelente estratégia para gerar conteúdo e Leads, após finalizar e divulgar uma pesquisa, há muitas chances de outros sites aproveitarem esse material e desenvolverem conteúdo com base nele, citando sua empresa como referência e gerando links diretos para o seu conteúdo.

7. Responda todas as dúvidas do seu público

Se a ideia é criar um relacionamento com o público para vender mais, é preciso também dar atenção aos clientes. Responder comentários, tirar dúvidas, ficar atento ao inbox… Não deixe os potenciais consumidores no vácuo. Mostre-se disponível!

Se você não tem uma pessoa dedicada às redes sociais, responder mensagens o dia todo pode ser contraproducente, afinal há outras tarefas para realizar. Nesse caso, que tal reservar alguns momentos do dia para fazer isso?

Também dá para aproveitar outras funcionalidades das redes sociais para estimular as conversas. As enquetes do formato stories do Instagram são boas para isso, por exemplo.

8. Defina muito bem quais são as métricas de negócio e as métricas de Marketing

É necessário que os relatórios tragam as métricas importantes tanto para o time de marketing quanto para a diretoria. As métricas de negócio mostram o impacto do trabalho do marketing em vendas e são as que importam para o resultado da empresa. Elas passam pelo número de oportunidades e vendas geradas, ROI (retorno sobre investimento), ciclo de venda e CAC (custo de aquisição de clientes).

Já as métricas de Marketing são mais relacionadas às suas tarefas do dia a dia, portanto são mais aprofundadas e focadas nas taxas de conversão, eficácia dos canais de aquisição e das campanhas específicas.

9. Levante ideias de testes com Pesquisa e Benchmarking

O primeiro passo para a concepção de ideias é pesquisar mercados semelhantes, concorrentes, parceiros. É importante fazer pesquisas e analisar as estratégias que outras empresas com características parecidas utilizaram, pois não é interessante para a sua empresa desenvolver algo já pronto ou até mesmo testado (devemos ser Lean).

10. Entenda como as pessoas chegam ao seu site

O Google Analytics é a ferramenta mais conhecida para saber como as pessoas estão chegando ao seu site. No RD Station, após uma simples integração, também é possível acompanhar esses dados.

Os visitantes geralmente chegam ao seu site pelos seguintes canais:

• Tráfego direto: acesso realizado diretamente pelo endereço do site (www);

• Busca orgânica: acesso realizado por uma consulta em um site de busca, como Google e Bing;

• Mídia paga: publicidade realizada em canais como Google Ads, Facebook Ads, etc.;

• Social: uso de redes sociais como Facebook, LinkedIn, etc.;

• Email: campanhas de envio de Email Marketing;

• Referência: indicação de link realizada por outros sites.

Sobre a RD

Fundada em 2011, em Florianópolis, a Resultados Digitais é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de pequenas e médias empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – atendem mais de 20 mil clientes em 20 países. A RD possui mais de 700 funcionários distribuídos nos escritórios de Florianópolis, São Paulo, Joinville, Bogotá, Cidade do México.
Fonte | Assessoria   Foto | Banco de Imagens
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