As maneiras de buscar expandir e fortalecer seu networking – de promover a manutenção de sua rede de contatos profissionais – não são mais as mesmas desde que a atual crise de saúde mundial teve início. Afinal, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou as regras tanto dos negócios quanto da nossa própria vida pessoal. Sem eventos e reuniões presenciais, todos nós fomos relegados à rede virtual.

A essa altura do ano, você provavelmente já sabe que pode participar de grupos online e usar videoconferências para networking. Contudo, existem outras estratégias que podem ser exploradas para aumentar sua rede de contatos.

Uma delas é a filantropia. Se essa crise nos ensinou algo, é que somos melhores e mais fortes quando trabalhamos juntos do que quando nos concentramos apenas em satisfazer nossas próprias necessidades e desejos. Durante esse período, muitas pessoas destinaram tempo, dinheiro e muito mais para ajudar os necessitados e buscar soluções no enfrentamento ao coronavírus – e isso está fazendo a diferença. Essa assistência solidária também está criando novas oportunidades para ampliar sua rede de contatos.

Você conhecerá novas pessoas ao ajudar o próximo por meio de organizações filantrópicas, oportunidades de voluntariado ou contribuindo para auxiliar as empresas mais necessitadas. Por sua vez, essas interações conectam você a oportunidades de aprendizado, negócios e desenvolvimento. Tanto que você pode adicionar em sua lista de contatos essas instituições e pessoas com quem trabalhou durante essas experiências. Aproveite para compartilhar essas ações e resultados positivos em suas redes sociais.

Aliás, existem diversas oportunidades no online. Embora você possa se registrar e participar de eventos virtuais de outras empresas, uma opção ainda mais forte é criar o seu próprio evento. Isso permite que novas pessoas conheçam seu trabalho. Por exemplo, você pode desenvolver um curso online sobre um tópico de sua expertise e disponibilizá-lo em uma plataforma virtual. Como seu material pode ser acessado a qualquer momento, você terá um fluxo contínuo de possíveis contatos após o consumo do conteúdo.

Algo similar vale para um webinar, painel de discussão online ou podcast que você possa ter considerado produzir, mas nunca encontrou tempo na agenda. Agora é definitivamente a hora de explorar esse projeto e expandir seu público. Também é uma ótima maneira de aproveitar sua atual rede de contatos e convidar essas pessoas para participarem.

Nós, do Grupo Valure, por exemplo, criamos o podcast “Minuto Liderança e Gestão”. São episódios diários de 1,5 minutos cada, com dicas valiosíssimas para você melhorar suas habilidades de liderança e gestão. Para além da missão de compartilhar conhecimento, esse novo canal de conteúdo também é uma maneira de nos conectarmos ainda mais com nossos clientes, parceiros e, até mesmo, futuros trabalhos. Também inauguramos a websérie mensal “Dicas de Carreira Grupo Valure”, além de outras ações.

Outra opção para ampliar o networking envolve a criação de relatórios, documentos técnicos e conteúdos novos para download. Às vezes, revisitar um material e atualizá-lo para o público pode gerar interesse e ser útil para sua lista de contatos. Você pode promover esses itens por meio das redes sociais, banco de dados (e-mails e/ou contatos telefônicos) ou plataformas virtuais. Utilize interações e discussões recentes para direcionar o tema do seu conteúdo tanto para o hoje quanto para o futuro.

Seja paciente e gaste mais tempo no que diz respeito à comunicação com a sua atual rede de contatos. Tente personalizar cada e-mail. Você não deseja que seu contato receba uma mensagem que possa parecer genérica. Uma interação um pouco mais sincera pode resultar em novos negócios. Você também pode compartilhar uma história positiva, oferecer palavras encorajadoras e perguntar se há algo que você possa fazer para ajudar.

A propósito, ingresse em grupos e eventos virtuais de discussão. Você também pode explorar comunidades adicionais através de plataformas como LinkedIn e Facebook, o que ajudará a descobrir novas oportunidades de networking. Para otimizar o tempo, procure as duas ou três comunidades que melhor se encaixam no seu perfil para que você possa se sentir mais confortável em contribuir de forma positiva.

Apesar de ser um período difícil para a maioria de nós, é importante continuar trabalhando nas conexões humanas. Esse cuidado e olhar atento ao outro poderá oferecer um retorno significativo pelo seu esforço. O fortalecimento desses laços durante uma crise, como a que vivemos atualmente, ajuda a construir parcerias ainda mais sólidas quando tudo passar.

Fonte | Lorena Lacerda é CEO do Grupo Valure, coach e mentora de executivos, sócia-fundadora da StepU

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