Joint venture entre a Raízen e a Femsa Comercio irá alavancar o setor no Brasil unindo uma das principais redes de lojas de conveniência do País e a líder de proximidade na América Latina
Um novo player chega ao mercado brasileiro para impulsionar o comércio varejista, consolidar o ecossistema digital nos hábitos do consumidor e movimentar a geração de empregos no País. O Grupo NÓS é a joint venture entre a Raízen, licenciada da marca Shell, e a Femsa Comercio, multinacional líder no segmento de lojas de conveniência e de proximidade na América Latina, com o propósito de se aproximar dos clientes e facilitar seu dia a dia. “O Grupo NÓS nasce com a responsabilidade de liderar o mercado brasileiro de conveniência e proximidade e ser reconhecida como a rede mais confiável do mercado, se tornando uma forte marca empregadora com potencial de gerar milhares de empregos. Vamos entregar conveniência, agilidade e rapidez, qualidades que resultam em um item valioso: o tempo. Queremos aproximar e facilitar a rotina dos nossos clientes e permitir que eles tenham mais tempo para se dedicarem a ficar com as pessoas que amam e fazer o que mais gostam”, explica Rodrigo Patuzzo, CEO do Grupo NÓS. Parte central da estratégia de crescimento dos negócios, o mercado de conveniência em postos de combustível tem alto potencial de crescimento no Brasil, País com uma das taxas de penetração mais baixas do mundo – abaixo de 20%. Enquanto isso, a vizinha Argentina tem 75% de lojas de conveniência em postos de combustível, este índice ultrapassa 80% em países como Estado Unidos e Austrália e atinge praticamente todos os postos da Alemanha. De olho neste setor, nos últimos anos a Raízen desenvolveu uma nova geração de lojas Shell Select, com investimentos robustos apostando em operação simplificada, custos operacionais menores e uma experiência mais intuitiva para o consumidor. Esse movimento resultou em um aumento médio no faturamento de aproximadamente 20% em comparação ao formato anterior. Hoje, a rede conta com 1.070 lojas em todo o País. Com a joint venture, a marca Shell Select irá fortalecer ainda mais o relacionamento com o franqueado ao disponibilizar melhor oferta, maior apoio de consultores às lojas e adoção de melhores práticas. As lojas de conveniência continuarão exclusivamente nos postos Shell, operando nos modelos de franquia e operação própria. A primeira loja Shell Select com operação do Grupo NÓS foi inaugurada no início de junho, em Campinas, no interior de São Paulo. Ingressando no segmento de proximidade no Brasil por meio da marca OXXO, a companhia planeja abrir as portas de seu primeiro endereço em outubro, no centro de Campinas. Com uma estrutura e ofertas mais competitivas, os consumidores terão itens de padaria, hortifruti, bomboniere, açougue, pet shop, bebidas, mercearia, higiene e limpeza para reposição diária com a praticidade de endereços próximos a suas casas e em locais de grande circulação, como arredores de metrôs e terminais de ônibus. O Grupo NÓS pretende inaugurar 500 pontos de venda nos próximos três anos, entre lojas Shell Select e OXXO. O cenário atual da pandemia de Covid-19 acelerou processos previstos nas operações das marcas para atender as demandas e os novos hábitos e comportamento dos consumidores, que passam a ser mais digitais. Todos os negócios já nascem com os sistemas conectados, com serviço de delivery e estruturação de ecossistema digital amplo. A expansão das redes de lojas também impulsionará a criação de novos empregos no momento de recuperação econômica e do mercado de trabalho pós isolamento social. Ainda em 2020 devem ser feitas 500 contratações de profissionais para atuarem nas operações do grupo e nos pontos de venda. A estimativa é que sejam abertos milhares de novos postos de trabalho nos próximos anos. A OXXO, marca de conveniência e proximidade concebida pela Femsa Comercio, foi criada em 1978 e é um dos maiores varejistas do mundo com mais de 18.000 lojas na América Latina. A rede se destaca pela qualidade em execução, uma forte e consistente estratégia de expansão, profissionalização na operação de lojas e de reconhecimento por parte dos consumidores. Em 2017, a Interbrand, consultoria global de marcas, nomeou a OXXO como a marca de varejo mais valiosa do mercado mexicano.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)