Pesquisa realizada pelo aplicativo de contratação de serviços comparou demandas por profissionais feitas em 2019 e 2020

Segundo uma pesquisa feita pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, houve um aumento de 87% na demanda por serviços de moda e beleza em julho em relação ao mesmo período de 2019. O crescimento na procura por tais serviços reflete a adaptação de profissionais e clientes diante da nova realidade imposta pela pandemia e novos hábitos dos consumidores. De acordo com a pesquisa, os serviços da categoria moda e beleza que mais tiveram procura durante a crise foram: manicure/pedicure e cabeleireiro.

Em junho, a plataforma chegou a registrar um aumento de 63% na procura por serviços de unhas a domicílio, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em julho, a procura por este mesmo serviço teve uma pequena queda por conta da reabertura gradual dos salões de beleza tradicionais. Porém, apesar da retomada dos salões de beleza, o aplicativo ainda registrou um acréscimo de 61%, em relação aos pedidos por serviços de unhas no mês de julho de 2019.

Além da demanda pelo serviço de unhas, a procura por cabeleireiros a domicílio também apresentou um aumento significativo durante a pandemia. Em junho, a procura por este tipo de serviço chegou a 113% de aumento, em relação ao mesmo mês de 2019. Em julho, quando houve a reabertura dos salões de beleza, a demanda por serviços de cabeleireiros cresceu 41%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Para Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, como a maioria dos atendimentos foram feitos em domicílio por conta do fechamento temporário dos salões de beleza, o consumidor se adaptou a novos comportamentos de consumo guiados pela praticidade e segurança, bem como tornou-se ainda mais familiarizado com a digitalização na busca e contratação de profissionais. “O que percebemos é um novo hábito do consumidor que aprendeu que ele pode contratar serviços com a mesma praticidade com a qual pede a entrega de um produto”, comenta.

Para evitar que os profissionais cadastrados no app e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus, o GetNinjas realizou uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, nos serviços essenciais que precisam ser feitos presencialmente. A startup também dobrou a oferta de serviços online e que podem ser acessados diretamente pelo site Tudo GetNinjas.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1,7 milhão profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

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