Por meio da estratégia O Brasil Conta Comigo, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e outras categorias, se inscreveram para apoiar o enfrentamento à pandemia em todo o país

A Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” já conta com mais de 1 milhão de profissionais cadastrados para atuar no combate à Covid-19 em todo o país. Destes, 468 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos, foram contratados diretamente pelo Governo Federal e estão reforçando o atendimento dos serviços de saúde nos estados do Amazonas, Amapá e Roraima. A estratégia do governo brasileiro visa capacitar profissionais e estudantes da área de saúde para reforçar o atendimento à população nos estados e municípios.

O cadastro oferece informações atualizadas do quantitativo de profissionais das 14 áreas da saúde – registrados nos correspondentes Conselhos Profissionais – para fins de consulta dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Cabe aos estados e municípios o recrutamento e contratação destes profissionais, que podem fazer o cadastro clicando aqui.

Nos estados com maior necessidade de profissionais, após deliberação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo coronavírus (COE-nCoV), o Governo Federal realiza a contratação, em caráter temporário, por até seis meses, com remuneração de acordo com o salário base de cada categoria, acrescido de adicional de insalubridade, e compatível com a carga horária específica da sua profissão.

Além disso, o cadastro também contempla a capacitação nos protocolos oficiais de enfrentamento à Covid-19. Após a conclusão do curso online, o profissional poderá fazer parte das ações de enfrentamento ao coronavírus, atuando em locais onde há maior necessidade, conforme o comportamento e circulação do vírus no território nacional.

O Brasil Conta Comigo – Acadêmicos

A estratégia também já recebeu cerca de 110,6 mil cadastros válidos de estudantes dos 5° e 6° ano dos cursos de medicina e do último ano dos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e farmácia, devidamente matriculados em instituições de ensino superior que integram o sistema federal de ensino. Destes, 4.325 já foram recrutados para trabalhar no SUS.

Os selecionados passam por capacitação e têm direito à bolsa – provida pelo Governo Federal –, de acordo com a carga horária a ser cumprida: R$ 1.045,00, para 40h semanais por mês; e R$ 522,50, para 20h semanais por mês.

A atuação dos profissionais pode ser em postos de saúde da Atenção Primária ou nos serviços de urgência e emergência, como os pronto-atendimentos em UPAs e hospitais, ou até em leitos de UTI.

O Brasil Conta Comigo – Residentes

Além disso, mais de 55 mil residentes já receberam a bonificação de 20% sobre o valor da bolsa paga aos profissionais de saúde que estejam cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde.

A iniciativa faz parte da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Residentes” que tem como meta mobilizar profissionais de saúde residentes para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, por meio da ampliação da assistência nos serviços de saúde.

Fonte | Assessoria Agência Saúde
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)