Especialista Alessandra Assad abordou a valorização do bem-estar e uma gestão contagiante como estímulos para melhores resultados

Você é um líder contagiante ou contagioso? Quais são os impactos das emoções no ambiente corporativo? A CEO da Assim Assad Desenvolvimento Humano, Alessandra Assad, apresentou as respostas para esses questionamentos durante mais uma edição do Sebrae Day, na última quinta-feira (6). A palestra foi realizada por meio da plataforma do Inovabra Habitat, espaço que favorece e estimula a coinovação, e abordou a questão da liderança tóxica.

Na ocasião, a especialista ressaltou a importância de uma gestão que valorize o bem-estar dos colaboradores como forma de melhorar o desempenho de indicadores. “Muitos líderes me dizem que não têm tempo para ‘administrar porta de banheiro’ ou ver quem chorou, mas a questão não é essa. Você é responsável pela sua equipe! Pessoas que não estão bem, não produzem. Isso não é administrar mimimi, e sim gerenciar resultados”, comentou.

Alessandra explicou que empresas saudáveis são compostas por pessoas sadias e que a liderança tóxica é aquela cujo gestor é capaz de gerar “toxinas” que causem dor de qualquer natureza, seja ela física ou psicológica. Ela também ressaltou que a dor emocional causada por metas desafiadoras é um subproduto dentro das organizações e que é papel do líder conduzir esse processo de forma saudável.

De acordo com a CEO, diversos fatores do ambiente podem transformar a dor emocional em toxicidade, sendo que a resposta de cada indivíduo pode ser nociva e se tornar contagiosa ou curativa. Ela citou como exemplos de toxicidade a submissão de empregados a jornadas excessivas e o assédio moral ou sexual. “Nem toda toxina é proveniente de assédio, mas toda forma de assédio é contagiosa. Cabe ao líder identificar esses casos, intervir e amortizar as emoções nocivas, sem criar novas dores. A habilidade do gestor em administrar esse tipo de situação é o que vai dizer se será contagiante ou contagioso”, argumentou.

“Pessoas machucadas ficam tão obcecadas pela dor, que não conseguem se concentrar, não são criativas e são incapazes de gerar excelência. Quando essa dor é tóxica, ela se maximiza. Um ambiente de medo jamais será propício para a inovação. Quem tem medo de errar, não cria nada novo”.  E então a especialista  finalizou: “Que tipo de líder você quer ser? Contagiante ou contagioso? A sua história e a de seus liderados será escrita por você. Pense nisso”. Sebrae Day

O Sebrae Day é uma série de debates sobre temas relativos à inovação nos pequenos negócios promovido pelo Sebrae. Os encontros, que aconteciam sempre no espaço Inovabra Habitat, em São Paulo, estão sendo feitos por meio digital desde o início da pandemia.

Os próximos encontros acontecerão nos dias:

– 27/08, às 18h30, com o tema: Roda Viva da Inovação: O novo normal do sistema financeiro Brasileiro. Inscrições aqui

– 31/08, às 19h, com o tema: Inovar é ser digital. Inscrições aqui  

– 06/09, às 19h, com o tema: OKRs: Gestão ágil para um cenário imprevisível. Inscrições aqui.

Fonte | Assessoria Sebrae
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)