Desde o início da pandemia do coronavírus em Mato Grosso, a Penitenciária da Mata Grande, localizada no município de Rondonópolis, vem realizando ações e adotando medidas de proteção para os servidores e reeducandos contra a propagação da Covid-19. Entre as medidas estão a distribuição de máscaras, luvas e álcool gel, além da instalação de três novas pias nos corredores da penitenciária para que os servidores possam lavar as mãos constantemente.

Os recursos para os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adquiridos são da Associação dos Servidores Penitenciários (ASPPMEC). A unidade também vem distribuindo semanalmente kits de limpeza e máscaras para os reeducandos, para que sejam utilizadas nas alas, além de serem retirados diariamente para o banho de sol.

De acordo com o Decreto Governamental 416/2020 e a Portaria 008/2020/SAAP/SESP, todos os servidores pertencentes ao grupo de risco foram afastados mediante atestado médico ou férias e licença prêmio. Foi encaminhado para 4ª Vara de Execuções Penais uma relação com todos os recuperandos pertencentes ao grupo de risco (diabéticos, hipertensos, doenças cardiovasculares, portadores HIV, câncer e doenças pulmonares).

Os reeducandos que adentram a unidade estão sendo avaliados diariamente pela equipe de saúde. Foi realizada a reforma do Raio I (22 celas), sendo a ala responsável por receber os recuperandos encaminhados de delegacias e outras unidades. Eles são alocados na ala e permanecem isolados por 14 dias, onde só após o período de quarentena, caso não apresentem sintomas como febre ou tosse, são realocados nas alas do anexo.

Suspensão de visitas

Foram suspensas as visitas presenciais de familiares, passando a ser realizadas somente por videoconferência. Todos os atendimentos estão sendo realizados por videoconferência (advogados, defensoria pública e audiências com o judiciário), visando o mínimo de contato dos recuperandos com o mundo externo.

Com intuito de diminuir o fluxo de pessoas na frente da unidade, a direção organizou por data e ala o recebimento de materiais destinados aos recuperandos reclusos na unidade.

Acompanhamento diário

Foram adquiridos quatro termômetros (um para o setor da saúde, um para a equipe de contenção, um para o corpo da guarda e um para anexo) e quatro bombas de 20 litros para realizar a desinfecção diária dos materiais que adentram a unidade, nas alas e administração.

Estão sendo aferidas diariamente a temperatura de todos que adentram a unidade. No caso de servidores, se apresentem temperatura corporal superior a 37,5º, são impedidos a entrada na unidade e são aconselhados a procurar atendimento médico.

Todo o recuperando ao sair da ala para qualquer tipo de atendimento passa por aferição de temperatura e, caso apresente temperatura corporal superior a 37,5º, é encaminhado para o setor de saúde para a devida avaliação. O setor de saúde também vem realizando acompanhamentos diários, aferindo a temperatura, batimentos cardíacos e entrevistas individuais com todos os recuperandos, para identificar possíveis casos suspeitos de Covid-19.

Os recuperandos com sintomas de Covid-19 e que testaram positivo estão sendo alojados no Raio III (Inferior Direito) e estão sendo medicados e acompanhados diariamente pelo setor de saúde da unidade. Os pertencentes ao grupo de risco foram alojados no Raio III (Superior Direito) e estão passando por acompanhamento diário dos profissionais da saúde da unidade.

Fonte | Sesp-MT

Powered by Rock Convert
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *