Iniciada no final do ano passado pela Prefeitura de Rondonópolis, a obra de revitalização da Praça dos Carreiros avança significativamente. O projeto de requalificação da histórica praça localizada no centro da cidade vem ganhando forma a cada dia.

“As obras estão bem adiantadas. Com o cronograma avançado, a praça vem ganhando uma nova cara”, disse o fiscal da obra, engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Fernando Vilela. “Todo o trabalho de revitalização está sendo feito respeitando os requisitos de preservação de um patrimônio que faz parte da nossa história”.

Executado com recursos próprios, estimados em R$ 2.404.016,00, o projeto prevê a recuperação e a modernização total da estrutura. Porém, garantindo a preservação das características arquitetônicas originais.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 12 meses, no entanto, pelo andamento adiantado dos serviços, Fernando acredita que a tradicional praça deverá estar pronta  para  entregue à comunidade em outubro.

O engenheiro da Sinfra contou que a empresa contratada pela prefeitura para executar obra trabalha em várias frentes, com as equipes de serviços finalizando os diversos equipamentos, como o terminal do transporte coletivo, que será climatizado, os seis quiosques destinados ao comércio, a jardinagem, a reforma do coreto e a instalação do piso intertravado. “O plantio de grama também está em andamento”, disse.

Uma das referências da cidade, a revitalização da praça era há muitos anos reivindicada pela população. Além de nova jardinagem e paisagismo, onde a arborização está garantida, o projeto de requalificação e resgate prevê a troca do calçamento por piso intertravado, mantendo a parte do desenho original das estrelas no centro feito com pedras portuguesas.

Também estabelece a reativação do espelho d’água e a restauração do coreto, que ganhará rampas terá preservado os detalhes da arquitetura original.

Além disso, faz parte do projeto  um playground cercado e estacionamento com pavimentação em concreto.

Fonte | Assessoria Foto | Wheverton Barros
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)