Cerca de 1.280 veículos e motocicletas passarão por processo de descontaminação e reciclagem, a partir desta segunda-feira (20.07), em 13 pátios do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) nas cidades de Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Campo Novo dos Parecis, Brasnorte, Juína, Castanheira, Aripuanã, Juruena, Cotriguaçu, Colniza, Juara e Porto dos Gaúchos.

A reciclagem é realizada com os veículos inservíveis, aqueles que não estão aptos a voltar a trafegar pelas vias públicas e que estão há mais de um ano nos pátios do Detran, sem a solicitação de retirada pelos proprietários.

“Nessa situação, o Código de Trânsito Brasileiro autoriza os órgãos a fazerem a reciclagem, que é realizada por empresas especializadas”, explicou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

O serviço é uma ação continuada do Detran-MT para a correta destinação dos materiais poluentes, manutenção da limpeza dos pátios, além da preservação da saúde pública e do meio ambiente.

O processo de descontaminação e reciclagem dos veículos inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando a empresa responsável a devida destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem.

Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa deniftiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos subsequentes.

A estimativa da autarquia para este ano é reciclar até 12 mil veículos. Em 2019 foram reciclados 11.267 veículos em 61 municípios de Mato Grosso.

Fonte | Assessoria Detran-MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)