As instituições de educação superior podem consultar a classificação final dos novos cursos inseridos em 2019 no cadastro e-MEC. O procurador ou coordenador da instituição cadastrado no Sistema e-MEC pode acessar os resultados pelo sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no ambiente da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil).

No módulo “Classificação de Curso Cine Brasil” do Sistema Enade, edição 2019/1, estão disponíveis para consulta os cursos inseridos entre junho de 2019 e 25 de fevereiro de 2020, que foram objetos de manifestação quanto à classificação preliminar entre os dias 25 de maio e 19 de junho.

A classificação é importante para a disseminação das estatísticas da educação superior do país e será utilizada como referência para o enquadramento dos cursos a serem avaliados no Enade, para a designação das comissões de avaliação dos cursos de graduação e como referência de classificação dos cursos por meio do cadastro e-MEC. Ela também permitirá comparações de estatísticas educacionais entre países por parte de organizações internacionais.

Para auxiliar as instituições, a Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o documento “Consulta à Classificação Final dos Cursos Passo a Passo”. Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail classifica.curso@inep.gov.br.

Cine Brasil – A classificação é uma adaptação do Inep sobre a International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (Isced), produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo traduzida em português e publicada pelo instituto como Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica, com adequações à realidade educacional brasileira. A Cine Brasil compreende 11 áreas gerais de formação que tomam como base as seguintes áreas de conhecimento: programas básicos; educação; artes e humanidades; ciências sociais, comunicação e informação; negócios, administração e direito; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação (TIC); engenharia, produção e construção; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; e serviços.

Acesse o Sistema Enade

Confira o documento Consulta à Classificação Final dos Cursos Passo a Passo

Fonte | Assessoria INEP
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)