Em busca de mais conhecimento e preparação para o mercado de trabalho, a estudante Ana Carolina Sousa Santos, resolveu fazer um curso de Geoprocessamento no Instituto Federal do Maranhão. “Eu participo de um grupo de pesquisa que faz o processo de imagens. Trabalham muito com o mangue. Como eu entrei no grupo, bem consolidado, eu queria adquirir mais conhecimento quanto ao geoprocessamento”, disse.

A oportunidade surgiu com o programa Novos Caminhos do Ministério da Educação que conta para segundo semestre desse ano com 24.730 mil vagas em cursos de qualificação profissional, todas gratuitas e a distância em 11 instituições federais de ensino. “Eu já conheço o presencial e creio que o EaD [Ensino a Distância] vai ser muito válido”, apostou a estudante. No primeiro semestre, o programa ofereceu 169,7 mil vagas, número 514% superior ao total de vagas com a mesma característica, criadas durante todo o ano de 2019. Um impulso para a educação à distância, especialmente durante a pandemia. Dessas vagas, 142,1 mil são graças a parcerias com institutos federais e outras instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Investimento de R$ 54,6 milhões. Na parceria com instituições públicas estaduais e municipais foram usados recursos de exercícios anteriores. Cerca de R$ 20 milhões, que ajudaram na criação de 27,5 mil vagas.

Vagas Segundo Semestre

As inscrições para os cursos no segundo semestre estão sendo realizadas entre 15 e 27 de julho de acordo com os editais de cada local. Todos os cursos e vagas que estão sendo oferecidos para esse segundo semestre podem ser conferidos na página da instituição de ensino. De acordo com o Ministério da Educação, há oportunidades em áreas, como construção civil, agropecuária, informática e serviços.

Instituições com vagas abertas

Instituto Federal Goiano; Instituto Federal Baiano; Instituto Federal de Alagoas; Instituto Federal do Amazonas; Instituto Federal do Maranhão; Instituto Federal do Norte de Minas Gerais; Instituto Federal de Rondônia; Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Instituto Federal do Tocantins; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Viçosa. Fonte | Governo do Brasil
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)