Até às 11h da manhã, o Programa já registrava 305.202 inscrições; prazo para concorrer às bolsas encerra nesta sexta-feira (17)

Os interessados em concorrer às bolsas parciais e integrais do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até às 23h59 desta sexta-feira (17) para se inscrever. O processo seletivo do 2º semestre do Prouni teve início na última terça-feira (14) e, até às 11h da manhã desta quinta-feira (16), já somava 305.202 inscrições.

Nesta edição, há oferta de bolsas do Prouni em 1.061 instituições privadas de educação superior do país. Ao todo, são ofertadas 167.780 bolsas, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais, que são aquelas que cobrem a metade do valor da mensalidade do curso.

Para disputar uma das 60.551 bolsas integrais ofertadas, o candidato precisa ter participado do Enem de 2019 e atender aos seguintes critérios:

– ter nota média das provas do Enem 2019 de, no mínimo, 450 pontos e nota acima de zero na redação;

– ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio; e

– ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.

Para a bolsa parcial, a exigência do critério de renda é de até três salários mínimos por pessoa da família. Os demais critérios de admissibilidade ao Prouni são os mesmos dos exigidos para a bolsa integral, que é a que cobre a totalidade dos custos da mensalidade do curso.

Diferente do Sisu, cujo resultado é divulgado em chamada única, o Prouni divulga o resultado da seleção em duas chamadas. A data da primeira chamada é dia 21 de julho e da segunda chamada, em 4 de agosto. O candidato não pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas ainda pode  disputar uma bolsa por meio da lista de espera. De 18 a 20 de agosto é o prazo para o candidato inscrito manifestar interesse nessa última etapa da seleção do Prouni. O resultado da lista de espera será divulgado em 24 de agosto.

O Prouni é um programa de acesso à educação superior. É vedada a participação para quem já tenha concluído algum curso de nível superior.

Comprovação de informações

O candidato pré-selecionado no processo seletivo do Prouni, que entregou sua documentação de acordo com as exigências do Programa, pode se informar na própria instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado quanto à aprovação ou não para a obtenção da bolsa. Cabe à instituição de ensino efetuar a conferência e a veracidade das informações constantes na inscrição do candidato, e por ele declaradas no ato da inscrição.

Oferta nos estados e Distrito Federal

Os quatro estados com maior oferta total de bolsas são, nessa ordem: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraná.

Confira aqui o quantitativo total de bolsas integrais e parciais ofertadas. 

O cronograma completo está no portal do Prouni.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *