A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) recebeu a doação de nove furgões para transporte de presos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As viaturas foram recebidas na quinta-feira (09.07), em São Paulo. Mato Grosso é uma das quatro unidades federativas que receberam a doação nesse lote, juntamente com os estados de Tocantins, Roraima e Sergipe.

Segundo o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, as unidades contempladas com os novos furgões serão as Penitenciárias e os Centros de Detenção Provisória (CPDs), que têm o maior número de pessoas privadas de liberdade.

“Mato Grosso foi um dos estados que mais recebeu viaturas, fruto de um trabalho de interlocução do Governo do Estado de Mato Grosso com o Governo Federal. As unidades que receberão os novos furgões serão unidades de médio e grande porte, sendo realocadas as outras viaturas existentes para unidades que necessitem”.

A retirada dos veículos foi realizada no município de Mogi das Cruzes (SP) por policiais penais do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, respeitando a marcação de turnos ou horários. A medida teve como objetivo separar os membros do Sistema Penitenciário de cada estado, evitando contatos e minimizando risco de disseminação da COVID-19.

Para o secretário, isso ajudará o Estado a facilitar o translado de transferências, garantindo a segurança física dos recuperandos e dos servidores do Sistema Penitenciário.

Além de Mato Grosso, Roraima recebeu três veículos, Tocantins cinco e Sergipe três viaturas.

Fonte | Sesp-MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)