As vitaminas de banana e aveia são uma excelente opção para o lanche ou o café da manhã, pois fornecem uma grande quantidade de nutrientes que saciam e são saudáveis.

As vitaminas caseiras de frutas e cereais previnem o consumo de produtos ultraprocessados ​​com alto teor de açúcar. Portanto, elas nos ajudam a manter uma dieta mais equilibrada e saudável. Você sabe como preparar uma deliciosa vitamina de banana e aveia?

A seguir, explicaremos brevemente os principais benefícios desses ingredientes, e apresentaremos uma receita de vitamina de banana e aveia que você poderá adaptar ao seu paladar.

Benefícios nutricionais

Aveia: um cereal bom para o coração

Flocos de aveia
A aveia é conhecida pela sua grande contribuição de fibra alimentar, que ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo, entre outros benefícios.

A aveia é um cereal com alto valor nutricional, graças ao seu teor de fibras, vitaminas do complexo B e minerais essenciais (ferro e potássio). Alguns dos benefícios do consumo de aveia para o corpo são os seguintes:

  • Prevenção de doenças digestivas: é um ótimo regulador do trânsito intestinal devido ao seu alto teor de fibras solúveis e insolúveis. Sua ingestão é recomendada em casos de gastrite, azia e hemorroidas, pois protege a mucosa digestiva. Além disso, a fibra solúvel possui uma ação prebiótica que favorece a flora intestinal.
  • Depurativo da vesícula biliar: a ingestão de aveia pode contribuir para o movimento de expulsão dos sais biliares da digestão, favorecendo sua eliminação pelas fezes e a purificação da vesícula biliar. Assim, evita-se a formação de cálculos biliares e cólicas.
  • Prevenção e melhora de doenças cardiovasculares: a fibra reduz a absorção de colesterol graças à sua ação de eliminação do organismo, portanto, regula os níveis de colesterol e a pressão sanguínea. Além disso, seu baixo teor de gordura a torna um alimento saudável para o coração.

Leia mais: Os benefícios de consumir leite de aveia

Banana: essencial em vitaminas saudáveis

Banana picada
Conhecida pelo seu alto teor de potássio, a banana está envolvida na regulação de hormônios, na melhora da pressão arterial e do sistema cardiovascular.

A banana é uma fruta muito nutritiva e energética, cujo consumo fornece benefícios importantes para o corpo, graças ao seu alto teor de carboidratos de absorção lenta, vitaminas A, E e B (B2, B3), além de potássio e magnésio, entre outros minerais essenciais. Algumas das propriedades mais importantes da banana são:

  • Regulação dos transtornos do humor: o consumo de banana impede a redução dos níveis de serotonina (hormônio diretamente relacionado à regulação do humor), graças aos seus altos níveis de triptofano e potássio.
  • Reduz a hipercolesterolemia e regula os níveis de glicose no sangue. Seu alto teor de fibras reduz os níveis de colesterol e melhora a sensibilidade à insulina.
  • Ajuda a regular a pressão arterial graças à sua contribuição de potássio, um mineral que intervém na excreção urinária de sódio, favorecendo a diminuição do nível desse mineral no sangue.
  • É um alimento altamente saciante e ajuda a controlar o ciclo de fome e ansiedade.

Fonte | Melhor com saúde

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *