Um projeto de lei que quer suspender ou tornar facultativo os feriados no estado começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nessa quarta-feira (6). O objetivo da medida é estimular a recuperação da economia de Mato Grosso, após a pandemia.

O autor da proposta, deputado Max Russi (PSB), afirma que ainda não é possível mensurar os estragos financeiros na economia do estado, até que a pandemia do novo coronavírus acabe, mas avalia que é necessário pensar em medidas para a retomada da economia.

Conforme a proposta, a intenção é compensar o longo período de paralisação de boa parte do comércio e serviços, em decorrência das medidas restritivas para o isolamento social.

O parlamentar acredita que a medida que faculta o funcionamento das atividades econômicas poderá minimizar os efeitos negativos das ações de enfrentamento ao coronavírus.

“As micro e pequenas empresas estão vulneráveis a abalos na economia e um possível fechamento generalizado de empresas poderia ocasionar demissões em massa e um caos social. É preferível trabalhar no feriado, a passar fome”, argumentou.

Outra proposta apresentada pelo deputado quer instituir uma política estadual de estímulo, incentivo e promoção da economia solidária.

A ideia é promover ações que consolidem a plataforma multilateral, modelo que atende dois grupos distintos de clientes, envolvendo todos os atores, públicos e privados, interessados no desenvolvimento socioeconômico do estado.

Com a ação, é possível que empresas e profissionais autônomos prestem serviços ou ofereçam produtos entre si, sem se restringir à troca com apenas uma empresa ou prestador de serviço, como ocorre na forma bilateral.

Outro fator positivo, segundo o parlamentar, seria a criação de mecanismos simples e ágeis, para a abertura e fechamento de iniciativas, dentro do conceito de consumo colaborativo.

Fonte | G1  Foto | Reprodução TVCA

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)